sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Fragmentos de uma noite mobilizada

Deoclides Macedo, Manoel da Conceição, Marcelo Tavares, Janete Capiberibe, João Capiberibe, João Pedro Stédile, Jackson Lago. Todos realizaram pronunciamentos ao povo mobilizado em frente ao Palácio dos Leões, no acampamento Balaiada, na noite de ontem (quinta-19/2), após o TSE adiar o julgamento da cassação do governador do Maranhão.

Discursos que oxigeram corações e mentes da militância presente. Aplausos e muita convicção de que se trava o bom combate e a causa é justa, a defesa da Democracia no Maranhão.

Vaias mesmo só para a Rosengana, que, de beicinho, insistiu em querer tomar a cena (e o cargo do governador do Maranhão)... Abaixo, Ecos das Lutas registra alguns fragmentos dos dircursos proferidos.



JOÃO PEDRO STÉDILE - Direção Nacional do MST

"Companheiros, hoje, pago um dívida histórica do povo gaúcho com o povo maranhense. Por isso também foi prioridade nossa estar aqui. Porque, em 1961, quando o povo gaúcho e o seu governador, Leonel Brizola, precisou levantar a cadeia da legalidade contra o golpe militar a Jango, o Maranhão mandou sua solidariedade através do bravo companheiro Neiva Moreira"

"Ganhamos o jogo de hoje, mas não ganhamos o campeonato. Mesmo com o juiz contra, ganhamos este jogo porque temos um bom técnico, o governador Jackson Lago, um bom time, mas sobretudo: porque nós lotamos a arquibancada!"


JANETE CAPIBERIBE - deputada federal (PSB/AP)

"O Sarney só se junta com gente como o Collor, o Renan Calheiros, o Agripino Maia, o DEM, os velhos coronéis da política brasileira. É um fantasma que vaga por ai, que ninguém quer ele pelos maus que causa. No Amapá, é "Xô, Sarney!"; no Maranhão, é "Sarney nunca mais"!

"Desde que chegou ao Amapá, onde há 24 anos tem mandato de senador, o Estado só empobreceu. Confesso que tenho vontade de mandar o Sarney de volta para o Maranhão, mas vocês maranhenses não merecem!!!"


JOÃO CAPIBERIBE- ex-governador do Amapá

"Estamos aqui para defender o voto, para defender a democracia. Se querem o Maranhão de volta, por que não aguardam as eleições de 2010?"

"O povo do Maranhão escolheu Jackson Lago para ser o seu governador. Como pode agora o segundo colocado querer governar no lugar do eleito. Os derrotados não têm o direito de substituir os vitoriosos"



MANOEL DA CONCEIÇÃO - líder camponês (perdeu uma perna na década de 60, quando lutava contra o latifúndio e a grilagem de terras no governo Sarney)

"Ninguém vai tomar nossa liberdade, nossa democracia, vamos resistir. Quantas vezes for preciso, eu voltarei aqui para mobilizar e manter a resistência em frente a este Palácio dos Leões"

JACKSON LAGO - governador do Maranhão

"Quero agradecer aos sem-terras, ao movimento de moradia, ao movimento de mulheres, aos deputados na pessoa do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Tavares, aos prefeitos aqui presentes na pessoa do vice-presidente da FAMEM, Deoclides Macedo, ao bravo Manoel da Conceição, ao Joaõ Pedro Stédile, aos companheiros Janete e João Capiberibe, a todos vocês que estão aqui hoje. A luta de todos vocês é a nossa luta, a luta pela Democracia no Maranhão, a luta para dizer que o voto dos maranhenses tem valor!"

"Em 40 anos de poder, o grupo Sarney não tirou uma família das palafitas, em 40 anos, proliferam as casas de taipa cobertas de palha. Em dois anos de governo, vamos possibilitar moradia decente e entregar, em março, apartamentos novos aos moradores do Rio Anil. Em 40 anos, não fizeram a ponte sobre o rio Tocantins, ligando Imperatriz ao estado do Tocantins. Nós vamos entregá-la. Não me cansarei de percorrer os municípios inaugurando escolas, recuperando e fazendo estradas, não cansaremos de lutar pelo desenvolvimento do nosso estado".

2 comentários:

Luciana Capiberibe disse...

Olá Franklin, parabéns pelo Blog, vamos manter contato. Estou com um artigo em resposta à carta que Sarney escreveu para a revista The Economist.Dê uma olhada aqui: http://www.lucianacapiberibe.com/2009/02/26/negando-o-obvio-jose-artigo-bilingue-sarney-tenta-rebater-criticas-da-the-economist-por-luciana-capiberibe/
abs,
Luciana Capiberibe

Franklin disse...

Ok, Luciana. Vamos travar o bom combate conjuntamente. Derrotar as práticas do Sarney no Maranhão só vale se ele for também derrotado no Amapá. E vice-versa.