terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Poesia de Quinta

Desculpem-me pelo atraso nas postagens. Problemas com o computador. Estamos de volta. Aos poucos vamos colocando o que os amigos/as nos enviaram. Reinicío com o Poesia de Quinta - número 19, com Deila Maia.

POESIA DE QUINTA - NÚMERO 19
Por Deila Maia

Gente, hoje a Poesia de Quinta vai ser bem diferente...

É de um autor árabe: MUHAMMAD AL-NAFZAWI, do livro "Campos perfumados". Aliás, um dos presentes que mais gostei de ganhar na vida. Super interessante! É um tratado de erotologia árabe, do século XV d.C, encomendado ao autor pelo sultão de Túnis.

Eu diria que é uma espécie de "O príncipe", que Maquiável fez sobre a política, só que no caso deste livro, foi a respeito do sexo. Tem uma formulação bem "científica", apesar de ainda não existir o conceito moderno de ciência que adotamos hoje, na época em que este tratado foi escrito.

Os nomes dos capítulos são muito curiosos: "Capítulo V - A cópula", "Capítulo VI - As maneiras de copular" "Capítulo VII - O que é prejudicial na cópula", "Capítulo XI - As artimanhas das mulheres", "Capítulo XIV - Sinais a serem observados para distinguir as matrizes estéreis e o tratamento que lhes pode ser aplicado", "Capítulo XVII- Como soltar o órgão viril tolhido"... Três casos a serem considerados. "Capítulo XVIII- O que pode fazer crescer o instrumento pequeno e torná-lo volumoso", "Capítulo XIX - O que faz desaparecer o odor desagradável da axila e do portal. O que torna este último mais estreito", dentre outros capítulos bem peculiares...

E o que é melhor, é um livro super fácil e gostoso de ler. Em uma palavra: exótico!!!! Não erótico, vale ressaltar! O livro é feito majoritariamente em prosa, mas há várias poesias.

Vou recortar uma que reflete o "medo" que eles tinham das mulheres na época. Infelizmente, mesmo em nossos dias, ainda há países árabes que proíbem que as mulheres estudem, baseados nesta idéia (Se as mulheres já são ardilosas sem estudo, imagina o que seria dos homens caso elas tivessem pleno acesso à cultura formal, ao conhecimento).


CAMPOS PERFUMADOS
MUHAMMAD AL-NAFZAWI


"Recomendo aos homens
que tenham cuidado com as mulheres,
pois facilmente os embriaga
o desejo que brota entre os olhos delas.

Que não deixem de estar atentos
diante das artimanhas de uma mulher,
mesmo que ela goze de grande fama,
mesmo que seja princesa de família real.

As artimanhas das mulheres são terríveis
e nem um rei consegue desmontá-las,
mesmo sendo um daqueles que tiranizam as criaturas."

Nenhum comentário: