quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ato político inicia vigília cívica. Nesta quinta, milhares mobilizados em frente ao Palácio dos Leões


Centenas de militantes dos movimentos sociais do campo e da cidade, lideranças políticas, religiosas e partidárias compareceram ao ato político de instalação da vigília cívica em frente ao Palácio dos Leões. O acampanhamento Balaiada, como é conhecido, retoma a resistência popular em defesa da democracia no Maranhão.

NENHUM PASSO ATRÁS, SARNEY NUNCA MAIS foi a palavra-de-ordem que uniu maranhenses e lideranças nacionais neste ato. Dele participaram Carlito Reis (União Estadual de Luta por Moradia), Elías Araújo (MST), Altermar (Vale Protestar), Maria Lúcia Telles (Movimento de Mulheres), Francisco Sales (Fetaema), Wagner Baldez (sócio do Instituto Maria Aragão), Dep. Est. Valdinar Barros (PT), prefeitos de Icatu-Juarez Lima, Porto Franco-Deoclides Macedo, Cururupu-José Pestana, Davinópolis-Chico do Rádio, Arnaldo-Altamira, Vete Botelho, além de outros gestores municipais.

A eles, juntaram-se também o ex-governador do Amapá, João Capiberibe (PSB), a deputada federal Janete Capiberibe (PSB), a vereadora Cristina Almeida (PSB) e o líder nacional dos sem-terras, João Pedro Stédile.

Cristina Almeida, primeira quilombola eleita vereadora em Macapá - mulher mais votada para a Câmara Municipal da capital do Amapá, simbolizou a luta contra Sarney naquele estado. Ela disputou com Sarney a vaga para o Senado em 2006, e quase ganhou. "Lá, obrigamos o Sarney a deixar de fazer campanha só pelos telões e a colocar os pés na lama das favelas, na terra dos quilombos. Até marabaixo (dança típica local) ele dançou. E ganhou por pouco. Ganhou usando muito poder econômico. Mas na população ficou a mensagem do 'Xô, Sarney!' ", discursou Cristina. "Nosso 'Xô, Sarney' se une, neste ato de instalação desta vigília, ao 'Sarney nunca mais' dos maranhenses. A luta do Maranhão é a luta do Amapá", comparou a vereadora.



Capiberibe discursou explicando que a principal lição que aprendeu, ao ser golpeado por Sarney e ter o seu mandato de senador cassado no TSE, foi o de não construir a resistência popular. "Nossos advogados diziam: esta peça jurídica é um absurdo, inconsistente, não tem como cassar. Vamos ganhar. Nós acreditamos e ficamos com a guarda aberta. Quando nos cassaram, não havia uma alma nas ruas para fazer a resistência e a mobilização popular. Não tivemos tempo de reagir. Vocês, aqui no Maranhão, estão dando uma aula para a história dos trabalhadores do País", registrou o ex-governador do Amapá.

Coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile também se manifestou no ato: "Estamos aqui para participar deste momento histórico, desta luta de classes em pleno processo no Maranhão. Jackson seguirá o exemplo de Brizola no Rio Grande do Sul, quando resistiu ao golpe militar contra Jango em 1961, aquartelou-se no Palácio Piratini e construiu a cadeia da legalidade. Estamos aqui para instalar nossos sacos de areia e construir a bastilha maranhense. Deste palácio, o governador Jackson pode contar com os sem-terras, que daí ele não sai!", discursou Stédile, sendo efusivamente aplaudido pelos presentes.

João Pedro conclamou o povo maranhense à resistência ganhando ou perdendo no TSE nesta quinta. "Sei que vamos ganhar, mas se perdermos a resistência será firme, e terá nossa organização", orientou. O ato político foi encerrado com todos de braços levantados e de mãos dadas, cantando o hino do Maranhão.

Mobilização
Nesta quinta-feita - 19/2, a praça em frente ao Palácio dos Leões será palco de uma das maiores manifestações populares já registradas na história do estado.

Três passeatas saem de locais diferentes: a das mulheres, parte da praça João Lisboa, em frente à Igreja dos Remédios; a da Fetaema e caravanas do interior, inicia na praça Deodoro, percorrendo a rua Grande; a do movimento de moradia sai da Camboa. Todas concentram a partir das 15 horas.

As três se encontram com os sem-terras no Acampamento Balaiada. Lá, assistem através de telão a sessão de julgamento do TSE.

Um comentário:

Anônimo disse...

BOA INICIATIVA!!!!!
CHEGA DE SOFRIMENTO E VAMOS AO PROGRESSO, NÃO AO RETROCESSO!!!!!!

PIO XII - MA, APÓIA ESTA CAUSA....