sexta-feira, 19 de junho de 2009

Folha On Line
PSOL ameaça acionar Sarney no Conselho de Ética se não houver "limpeza" no Senado

GABRIELA GUERREIRO
Da Folha Online, em Brasília

O PSOL estuda ingressar com representação no Conselho de Ética do Senado contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), se o peemedebista não acatar sugestões apresentadas pelos parlamentares para limpar a imagem da instituição, mergulhada em uma série de denúncias. O partido também promete representar no conselho contra os parlamentares envolvidos na edição de atos secretos no Senado se ficar comprovada a participação de senadores no episódio.

"Se a Mesa Diretora [do Senado] não tomar as providências no sentido de realizar profunda investigação sobre as denúncias que envolvem o Senado, o PSOL avalia a possibilidade de fazer representação contra membros da Mesa e até outros senadores que dentre os fatos denunciados se identifique alguma responsabilidade", disse o senador José Nery (PSOL-PA).

O PSOL cobra que Sarney crie uma comissão especial na Casa para investigar a edição dos atos secretos e outras irregularidades encontradas na instituição, entre outras medidas. As propostas do partido não têm relação com as sugestões encaminhadas a Sarney por um grupo de 20 senadores - que apresentaram documentos com medidas que têm o objetivo de "limpar" a imagem do Senado.

"A medida fundamental que a Mesa pode tomar é a formação de uma comissão especial de investigação para apurar todas as denúncias envolvendo contratos superfaturados, de empresas terceirizadas, atos secretos. Se a Mesa se dispuser a fazer comissão, nós achamos importante esse passo para depois virem medidas saneadoras", disse Nery. (leia mais aqui)

Nenhum comentário: