sábado, 12 de maio de 2012

Artigo - Wagner Baldez: UM INUSITADO FESTIVAL NO CENÁRIO URBANO


Wagner Baldez (*)

Mesmo que não tenha participado, você pelo menos já ouviu falar da existência de tradicionais festivais que fazem parte da cultura popular de nossa terra, tais como: da juçara, da melancia, da água-de-coco, do caranguejo, etc. etc.

Agora, do “Festival de Merda Pura” certamente constitui novidade, causando-lhe, inclusive, total espanto pela irreverência do título adotado. Entretanto, com o prosseguir da leitura você entenderá as razões pelas quais escolhermos citada denominação.

Diferentemente dos demais festejos, a importância deste evento não está associada às atrações lúdicas, mas tão somente denunciar o divorciamento dessas autoridades em relação ao problema de saneamento. Ressaltamos que esse acontecimento, logicamente, não faz parte da programação oficial, e isto por se tratar de um ato isolado, surgido de um contingente de pessoas movido por sentimento da mais profunda revolta, devido à omissão reservada às denúncias dirigidas aos órgãos gestores, através da imprensa televisiva, conforme passamos a detalhar.

Citado evento tem como local a Rua do Passeio, exatamente no trecho entre a Santa Casa de “Misericórdia” e o Hospital Djalma Marques (Socorrão I). Neste trajeto, as águas acumuladas formam uma espécie de lagoa totalmente contaminada por coliforme fecal. A nascente dessas águas é no próprio Hospital da Santa Casa, fato que vem ocorrendo há décadas, causando sérios prejuízos, não só às casas residências como, sobretudo, aos proprietários de estabelecimentos nos mais diversos ramos: farmácia, clinica odontológica, centro de treinamento profissionalizante em informática, etc.; sendo, ainda, vítimas dessas irregularidades milhares de pessoas que transitam por essa rua.

Este local vem se transformando num verdadeiro inferno devido ao tumulto formado pelo agrupamento de pessoas, no afã de se livrarem do banho de água podre. A verdade é que, num completo desrespeito ao público, a Santa Casa sempre quis fazer a Rua do Passeio a sua eterna cloaca.

Revoltados pela inoperância dos atores encarregados de solucionar tais impasses, resolvemos, à guisa de medida de impacto, afixar nos postes e janelas os seguintes dizeres:

CONVITE:
CONVIDAMOS OS TURISTAS E O POVO EM GERAL PARA ASSISTIREM AO “FESTIVAL DE MERDA PURA” PROMOVIDO PELO HOSPITAL DA SANTA CASA, CAEMA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CONSIDERADOS OS MAIORES AGENTES POLUIDORES DESTA CIDADE.


(*) Wagner Baldez é funcionário público aposentado e membro da Executiva Estadual do PSOL/MA

Nenhum comentário: