segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Artigo Wagner Baldez - Centro Cultural ou Morada de Fantasmas?



Wagner Baldez (*)


Quem passa em frente ao “prédio” localizado em frente ao Memorial Maria Aragão, embora não sendo supersticioso, experimenta uma sensação de pavor, pelo fato do aspecto da citada construção se assemelhar mais a uma catacumba a abrigar cadáveres do que propriamente a uma obra destinada a eventos culturais e similares.

Bem que citada criação poderia melhor ser aproveitada como museu para exposição de figuras que no passado (época da escravatura) praticaram atos abomináveis, como é o caso de Dona Nhá Jansen e outras damas da sociedade que procederam da mesma maneira, o que, por certo, daria maior expressividade ao folclore de nossa terra.

Não podemos compreender como as nossas autoridades responsáveis por esse setor conseguem conviver com imóveis nessas condições; aliás, totalmente fora dos padrões da engenharia que prima pela forma e beleza arquitetônica para melhorar a imagem da cidade. Mencionada edificação se torna desprezível, sobretudo quando tem ao seu lado uma obra de arte do porte do Memorial Maria Aragão.

A única solução plausível para essa casa mal assombrada é demoli-la o quanto antes e projetar no mesmo local uma construção que se ajuste com a finalidade para a qual foracriada.



(*) Funcionário Público Aposentado, membro da Executiva do PSOL/MA

Nenhum comentário: