quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Discurso de posse de Edivaldo Holanda Jr: (a)guardar para cobrar


 
Discurso de posse do prefeito Edivaldo Holanda Junior (São Luís, 1º de janeiro de 2013)

"Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal,
Exmos. Senhores Vereadores,
Imprensa,
Ilustres convidados,
Queridos familiares,
Senhoras e senhores:
Assumo neste momento a responsabilidade maior, concedida por este bravo povo, de governar São Luís. Este é um privilégio delegado a poucos e por isto me sinto grandemente honrado e agradecido a Deus e a todos.
A esperança que veio das ruas me encheu de fé no futuro desta cidade.
São Luís é brava e valente e resistiu aos ataques predadores deste governo que acaba de findar.
É hora de reconstruí-la com muito carinho e muito amor.
Convoco a partir de agora minha equipe de governo para colocar em ordem a cidade. A tarefa não é fácil. Os desafios são muitos. É meu dever informar a situação precária na qual São Luís se encontra. A cidade está em estado de abandono. Na educação 130 mil alunos ficaram fora da sala de aula. Foram meses de insensibilidade absoluta do Governo findo em relação às crianças. Elas levarão para sempre, em seus currículos, a marca da incompetência de uma administração que não se preocupou nem com elas, nem com a vida, nem com o cidadão.
O transporte público está em situação de colapso. A frota de ônibus é antiga e precária, com linhas mal dimensionadas e onerosas, deixando usuários insatisfeitos.
Na saúde, o serviço do Samu foi praticamente paralisado, havendo 15 ambulâncias paradas por falta de manutenção e de combustível e funcionários em greve por condições mínimas de trabalho. Existem quatro ambulâncias novas doadas pelo Ministério da Saúde, que aguardam há meses para serem enviadas para São Luís, porque a Prefeitura não pagou a transportadora que realiza o frete.
Os Socorrões estão em situação de calamidade pública. As filas de cirurgia aumentaram significativamente nos últimos meses. Faltam medicamentos e materiais hospitalares. Os médicos, prestadores de serviços, estão com mais de três meses de salários atrasados e muitos abandonaram o plantão.
Foi necessária a intervenção providencial do Estado, para que centenas de pessoas não viessem a óbito nessas unidades de saúde. Aqui me dirijo à senhora governadora para dizer que ações importantes como esta na área da saúde serão bem vindas em outras áreas sensíveis e carentes da nossa Administração. Relação institucional entre o Município, Estado e União é condição sine qua non para sairmos da situação de calamidade que nos encontramos. Da minha parte não haverá barreira política para esta relação. O povo é maior do que nossas diferenças. E espera de nós um melhor entendimento em favor dele e em favor da cidade.
A Prefeitura apresenta grava desequilíbrio financeiro. Para que os senhores tenham um comparativo real, os restos a pagar herdados da gestão anterior ao governo que ora finda, era da ordem de 60 milhões de reais apenas. Por que apenas? Porque estamos recebendo de restos a pagar do Governo que se vai um volume criminoso da ordem de mais de 500 milhões de reais. Para que vocês tenham uma ideia de grandeza, o que está ficando de dívida equivale a praticamente um ano de arrecadação de todos os impostos recolhidos pelo município. Isto tudo, traduzido no atraso generalizado do pagamento de fornecedores, prestadores de serviços e alugueis.
Como se não bastasse, os funcionários municipais tiveram a triste notícia do não pagamento dos seus salários do mês de dezembro, enquanto isto, ao apagar das luzes, numa verdadeira afronta e desrespeito a milhares de pais de famílias, o prefeito pagou milhões a empresas sem nenhum critério republicano.
O foco, contudo, não é de lamento, embora esta seja uma situação que nos causa a todos o sentimento de profunda indignação. Apesar do cenário de terra arrasada, afirmo que estamos aqui para mudar e transformar esta situação caótica, apresentando a vocês, uma administração moderna, transparente e eficiente. Para isso conto com uma equipe competente, preparada e pronta para dar o melhor por São Luís.
Cumpriremos nossos compromissos de campanha. Todos serão cumpridos. Escolas de tempo integral, bilhete único, subprefeituras, viadutos, corredor de transporte. Enfim, a nossa palavra de campanha é um documento de cartório diante da minha querida São Luís.
Dia 9 próximo, estarei divulgando as ações dos primeiros 120 dias da nossa administração. Essa agenda de trabalho que será apresentada visa assegurar o alinhamento dos secretários de toda a equipe de governo, as prioridades da nova gestão, apresentando ações consistentes, integradas e factíveis, que iniciem a mudança esperada pela população de São Luís. O nosso compromisso é com uma gestão profissional, transparente e meritocrática e orientada para resultados.
A corrupção será vista como crime hediondo. Tolerância zero para ela. É por causa da corrupção que crianças ficaram fora da sala de aula e é por causa dela que morrem pessoas de fome. É por causa da corrupção que não há remédio e nem comida nos Socorrões. É por causa da corrupção que crianças ficaram fora da sala de aula. E é por causa dela que morrem pessoas de fome. Ela é mãe da miséria e do fracasso da Administração que se foi. Com a graça de Deus e o apoio de todos vocês haveremos de combatê-la e de torná-la uma estatística do passado.
Finalizando, convoco a sociedade civil organizada: universidades, empresários, igrejas, sindicatos, OAB, a classe política, funcionários, homens e mulheres para que juntos façamos um pacto por São Luís. E que este pacto seja de ajuda e compreensão, paciência e altruísmo diante da reconstrução das nossas ruas, bairros, praças, escolas, redes de saúde, melhoria do transporte. Enfim, um compromisso que nos leve a alegria da autoestima renovada por São Luís.
Lanço um agradecimento especial a minha querida São Luís. Ao meu povo que me tratou sempre com muito carinho. Agradeço ao Flávio Dino, companheiro e líder que esteve comigo em todos os momentos e acreditou nessa possibilidade de mudança. Ao Roberto Rocha, meu vice-prefeito, que trazendo o PSB possibilitou as condições de nossa candidatura.
Agradeço aos partidos aliados PCdoB, PSB, PDT e ao meu PTC, aos partidos irmãos que chegaram no segundo turno, lideranças de outros campos políticos e aos militantes desses partidos que aguerridamente mobilizaram as ruas.
Agradecimento especial à minha querida esposa Camila e à Thalita, minha filhinha que vai nascer, à minha mãe Vânia Jalila, ao meu pai Edivaldo Holanda, às minhas irmãs Rivanda Berenice e Raíssa Adjine, aos meus tios e primos, ao Roosevelt e Pedro, meus cunhados, minha querida avó Onorina Braga. Eles todos souberam suportar comigo as críticas injustas do adversário. Um obrigado especial ao meu Deus que esteve comigo em todo o momento da campanha.
Vamos à luta!
É hora de trabalhar!

Fonte: http://www.saoluis.ma.gov.br/Evento.aspx?id=5050

2 comentários:

Marizélia Ribeiro disse...

E o Plano de Governo?

Unknown disse...

Franklin,

Até pra divulgar-nos mais na blogosfera coloquei o seu link na minha página

http://evandeandrade7.blogspot.com.br/

Se puder fazer o mesmo ficaria grato.

Evan de Andrade
98 87821643
evandeandrade7@gmail.com