quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cineasta Silvio Tendler participa de homenagem a Maria Aragão

Por César Teixeira

O cineasta Silvio Tendler encontra-se em São Luís, a convite do Instituto Maria Aragão, para o lançamento do seu filme “Utopia e Barbárie”, no Cine Praia Grande, dias 16 e 17 de fevereiro, às 19h, como parte da programação da 3ª Semana Político-Cultural do IMA, em comemoração aos 101 anos de nascimento da médica e militante comunista Maria José Aragão.

Será também exibido o documentário “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá”, premiado como melhor filme pelo júri popular do Festival de Cinema de Brasília, em 2006. Após cada exibição serão realizados debates com a participação dos professores da Ufma Ilse Gomes e Murilo Santos.

“Utopia e Barbárie”, o novo documentário de Tendler, é uma revisão histórica dos principais acontecimentos mundiais Pós II Guerra Mundial, onde busca não apenas resgatar os principais acontecimentos do pós guerra como também instigar a reflexão sobre as utopias e as barbáries que foram formadas ao longo desse período.

Construído cuidadosamente em 19 anos de trabalho, o documentário é um road movie histórico que percorreu 15 países: França, Itália, Espanha, Canadá, EUA, Cuba, Vietnã, Israel, Palestina, Argentina, Chile, México, Uruguai, Venezuela e Brasil. Em cada um desses lugares, Tendler documentou os protagonistas e testemunhas da história, apresentados de forma apartidária.

“Utopia”, que só estreará dia 23 de abril nos cinemas brasileiros, conquistou os prêmios de “Melhor Direção” e “Melhor Montagem” no Festival do Paraná de 2009. Ganhou também o “Prêmio da Juventude” no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão (Portugal), em 2010. Recebeu ainda uma menção honrosa no Festival Internacional Santiago Alvarez in Memoriam (Cuba), em 2010. O filme foi selecionado ainda para os festivais de Viña del Mar, Uruguai e Montreal.

Por sua vez, o documentário “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá”, premiado como melhor filme pelo júri popular do Festival de Cinema de Brasília, em 2006, aborda o tema da globalização sob uma perspectiva da periferia, de cidades, países e continentes, tendo como base uma entrevista feita em janeiro de 2001 com o geógrafo Milton Santos - um dos principais expoentes do pensamento brasileiro do século XX.
O filme mostra uma citação de Josué de Castro sobre os dois grupos que dividem a humanidade: os que não dormem porque não comem e os que não dormem com medo dos que não comem. Milton Santos aborda no filme o fracasso do projeto neoliberal, mostrando que o caminho da humanidade é a reconstrução de um estado socializante, defendendo o socialismo como solução e alternativa para a humanidade.

Entre trabalhos de Silvio Tendler destacam-se ainda “Os anos JK, Uma Trajetória Política” (1980), “Jango” (1984) e Josué de Castro - Cidadão do Mundo” (1994), já exibidos em São Luís por ocasião da 1ª Semana Político Cultural do Instituto Maria Aragão, realizada em outubro de 2001.

Para Lúcia Nascimento, uma das organizadoras da 3ª Semana, a vida de Maria Aragão “esse é um momento significativo para o debate político-cultural em São Luís”. Sobretudo tendo como inspiração a figura exemplar de Maria Aragão, nascida em 10 de fevereiro de 1919 em Pindaré-Mirim e falecida em 23 de julho de 1991 na capital

Um comentário:

Walney Batista disse...

Olá estou começando um trabalho e gostaria que você também mim seguisse no blog do Walney Batista,sua presença só vem enriquecer ainda mais minha página.de já agradeço e um abraço.