E veio à tona uma das várias verdades ditas pelo PSOL nas eleições de 2012: Subprefeitura foi ideia apresentada por Haroldo Saboia, desde 2004, mas que Holandinha vendeu como proposta inovadora dele, nas eleições passadas, para descentralizar a Administração Municipal... E agora prefeito Edivaldo Holanda Júnior, vai ou não vai cumprir a promessa de campanha e implementar as Subprefeituras?
Que o bom senso prevaleça, independente do "pai da criança"!
Abaixo, a matéria de Clodoaldo Corrêa para O Imparcial (equipe de O Estado do Maranhão sequer registrou o fato em sua matéria abordando o assunto em sua edição de 19/03) - a ambos os jornais faltou fazer jornalismo na campanha de 2012... Outras verdades ainda virão!
LEI PREVÊ CRIAÇÃO DE SUBPREFEITURAS DESDE 2004
Após apresentação de requerimento pedindo a criação de subprefeituras, José Joaquim lembrou que lei já existe desde 2004, porém nunca foi cumprida pelas antigas administrações
José Joaquim (PSDB), decano da Casa, alertou para o fato de que a criação não se fazia necessária, uma vez que já estava criada a Lei de 2004, de autoria do ex-vereador Haroldo Saboia, como citado anteriormente.
O Imparcial buscou a Lei e verificou que de fato, não há mais necessidade de nenhuma autorização do legislativo para que a prefeitura crie as subprefeituras. Na realidade, a Lei nº 180, de 13 de setembro de 2004, autoriza e, por conseguinte, obriga a prefeitura a criar as subprefeituras. Segundo o Procurador legislativo da Câmara Municipal, Samuel Melo, é a prefeitura que está irregular desde 2005 em não ter criado as subprefeituras, já que havia lei promulgada na Casa garantindo a criação. "Quando a prefeitura quiser, pode criar as subprefeituras, pois já estão previstas. Se cumprisse a Lei já deveria ter criado", afirmou.
Apesar de regulamentadas, as subprefeituras não poderiam ser implantadas imediatamente por não estarem previstas no orçamento de 2013. Caberia à prefeitura primeiramente o estudo técnico e orçamentário para incluir a criação na Lei Orçamentária Anual de 2014.
O líder do governo na Câmara, vereador Honorato Fernandes (PT), disse que a prefeitura pretende implantar as subprefeituras como prometido na campanha, mas somente quando estiver com totais condições financeiras.
A reportagem de O Imparcial manteve contato com a secretaria de Comunicação da prefeitura e esta respondeu: "é uma meta a ser cumprida, não está nos planos de 120 dias, mas será dos quatros anos de gestão de Edivaldo", informou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário