quarta-feira, 20 de março de 2013

Descobriram a pólvora! Subprefeituras já estão criadas por lei desde 2004 em São Luís... adivinha de quem foi a ideia?


E veio à tona uma das várias verdades ditas pelo PSOL nas eleições de 2012: Subprefeitura foi ideia apresentada por Haroldo Saboia, desde 2004, mas que Holandinha vendeu como proposta inovadora dele, nas eleições passadas, para descentralizar a Administração Municipal... E agora prefeito Edivaldo Holanda Júnior,  vai ou não vai cumprir a promessa de campanha e implementar as Subprefeituras?

Que o bom senso prevaleça, independente do "pai da criança"!

Abaixo, a matéria de Clodoaldo Corrêa para O Imparcial (equipe de O Estado do Maranhão sequer registrou o fato em sua matéria abordando o assunto em sua edição de 19/03) - a ambos os jornais faltou fazer jornalismo na campanha de 2012... Outras verdades ainda virão!


LEI PREVÊ CRIAÇÃO DE SUBPREFEITURAS DESDE 2004
Após apresentação de requerimento pedindo a criação de subprefeituras, José Joaquim lembrou que lei já existe desde 2004, porém nunca foi cumprida pelas antigas administrações




Os vereadores da Câmara Municipal de São Luís tiveram uma discussão ontem que não levava a nada: a criação das subprefeituras, promessa de campanha do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Acontece que a prefeitura já deveria ter criado as subprefeituras desde 2004 de acordo com lei nº180 do então vereador Haroldo Sabóia (hoje no PSol), um vez que esta prevê a criação de sete administrações secundárias. 

Ontem, o vereador Marquinhos (PRB), solicitou por meio de Requerimento que o prefeito enviasse à Câmara o projeto de criação das subprefeituras e sua implantação. O pedido gerou grande debate principalmente com o vereador Pavão Filho (PDT), que encaminhou a votação, teve os outros dois vereadores do PDT lhe acompanhando, de acordo com o pedido para derrubar o Requerimento alegando que a prefeitura não poderia criar ainda as subprefeituras, haja vista os reclames da atual situação financeira da capital. "Isto vai de encontro ao que o prefeito vem reclamando. Tudo bem que esta foi uma proposta de campanha, mas deve se fazer em outro momento. O prefeito está gerindo um orçamento que não foi elaborado por ele, mas da gestão anterior, e não há previsão para esta implantação", declarou.

O vereador Maquinhos, que teve o Requerimento negado pela maioria do pleno, afirmou que é necessária logo a criação das subprefeituras para que o poder público possa chegar mais rápido no cidadão. "A Casa me interpretou errado. São Luís já tem mais de 1 milhão de habitantes e mais de 400 bairros. É difícil para o cidadão ir até a prefeitura para reivindicar. Solicitei a criação, mas no momento oportuno de acordo com a situação financeira do município", frisou.

José Joaquim (PSDB), decano da Casa, alertou para o fato de que a criação não se fazia necessária, uma vez que já estava criada a Lei de 2004, de autoria do ex-vereador Haroldo Saboia, como citado anteriormente. 

O Imparcial buscou a Lei e verificou que de fato, não há mais necessidade de nenhuma autorização do legislativo para que a prefeitura crie as subprefeituras. Na realidade, a Lei nº 180, de 13 de setembro de 2004, autoriza e, por conseguinte, obriga a prefeitura a criar as subprefeituras. Segundo o Procurador legislativo da Câmara Municipal, Samuel Melo, é a prefeitura que está irregular desde 2005 em não ter criado as subprefeituras, já que havia lei promulgada na Casa garantindo a criação. "Quando a prefeitura quiser, pode criar as subprefeituras, pois já estão previstas. Se cumprisse a Lei já deveria ter criado", afirmou.

Pela Lei aprovada ainda sob a presidência de Ivan Sarney na Câmara, a prefeitura deveria criar sete subprefeituras: Centro, São Francisco-Vinhais, Cohab-Cohatrac, São Cristovão-Anil, Itaqui-Bacanga, Tirirical-Cidade Operária e Maracanã-Distrito Industrial. 

Apesar de regulamentadas, as subprefeituras não poderiam ser implantadas imediatamente por não estarem previstas no orçamento de 2013. Caberia à prefeitura primeiramente o estudo técnico e orçamentário para incluir a criação na Lei Orçamentária Anual de 2014.

O líder do governo na Câmara, vereador Honorato Fernandes (PT), disse que a prefeitura pretende implantar as subprefeituras como prometido na campanha, mas somente quando estiver com totais condições financeiras. 

A reportagem de O Imparcial manteve contato com a secretaria de Comunicação da prefeitura e esta respondeu: "é uma meta a ser cumprida, não está nos planos de 120 dias, mas será dos quatros anos de gestão de Edivaldo", informou.

Nenhum comentário: