sábado, 22 de setembro de 2012

Artigo Wagner Baldez - O falso marxismo das esquerdas no Maranhão e os Partidos Progressistas de Fachada



É difícil acreditar que uma agremiação política que se diz marxista, como é o caso do PCdoB, neste Estado, venha apoiar candidatura reconhecidamente reacionária.

Logicamente que se trata de um procedimento condenável ou simplesmente uma aberração da mais alta ressonância ideológica. Logo agora em que há esforço do PSOL e do PCB no sentido de reconstruir uma frente sólida de esquerda, com finalidade de barrar as ações da direita.  Ações como estas é que respondem pelo atraso crônico em que se encontra o nosso Estado que, conforme indicadores fornecidos pela ONU, IBGE, FGV, é considerado a Unidade mais miserável da Federação.


Qual a razão dos partidos de esquerda não aderirem à proposta da Frente, cujo conteúdo é coerente com os ideais sustentados por tais agremiações?

Essa omissão acaba por decepcionar aqueles que desejam ingressar nos partidos ditos progressistas ou mesmo de esquerda.

Na verdade, o que tem faltado é o necessário espírito de renúncia e coerência nas suas convicções. Sabemos que uma expressiva parcela procura proteger seus interesses pessoais em detrimento da coletividade. Daí, inclusive, um dos motivos crescentes da rejeição imposta à classe política, como se observa.

Certamente, os túmulos dos próceres das esquerdas, como Prestes, Brizola, Arraes, Maria Aragão etc., estão a estremecer de revolta e vergonha diante do trágico comportamento de seus partidários em baixar a CERVIZ apoiando Partidos de Direita.

A esse respeito, causou-nos profunda tristeza o Dr. José Antônio (PSB), cidadão de moral ilibada, cultura jurídica incontestável e exemplo de parlamentar que foi, aceitar ser vice de Castelo!

Também nos deixou penalizado, presenciarmos na Rua Grande, a passeata dos candidatos Edivaldo Holanda Jr. e logo após a do Castelo: cada uma delas tendo à frente a faixa com a inscrição do PDT, já que o Partido se dividiu em duas alas, cada qual optando por um dos candidatos mencionados. Foi neste momento que percebemos o estigma da vergonha emoldurando a fisionomia dos participantes, principalmente dos membros que conduziam à gloriosa e tradicional faixa de um Partido que arrebatava os aplausos e acelerava os corações das multidões em nosso Estado, quando na verdade deveriam estar enfileirados com a Frente de Esquerda, se é que pretendem realmente o progresso de São Luís.

Derrotar a oligarquia Sarney é fundamental para o Maranhão sair do atraso em que se encontra. Mas só isso não basta...

Essa foi a lição que certamente o Dr. Jackson, com amarga experiência de sua cassação sordidamente tramada, deve ter aprendido.

Outro exemplo histórico, este com maior profusão, é o vitorinismo implantado em nosso Estado; ocasião em que era afirmado que, somente com a derrota desse político, o Maranhão estaria liberto de todos os sacrifícios. Pelo contrário: com o advento do Sarneysismo as coisas tenderam a piorar substancialmente em todos os aspectos.

Em resumo, se realmente existe interesse da parte do PCdoB, PDT, PSB, PPS em salvar São Luís, por que procuram se aliançar com PTC, PT, PP, oficialmente de direita? Não vamos nos iludir com essa tolice, pois, assim como o gato magnetiza e abocanha a ave de vôo altivo, eles abaterão nossos melhores ideais e se servirão da gente apenas para banquetear-se de sua ferocidade pelo poder.

(*) Funcionário Público Aposentado e Membro da Executiva Estadual do PSOL/MA





Haroldo, o verdadeiro guerreiro

Wagner Baldez (*)

Dizia Andrew Jackson, presidente dos Estados Unidos no século passado: "um homem de coragem faz uma maioria”. Exatamente o que aconteceu com Haroldo Saboia: corajoso, aguerrido, polêmico, coerente na defesa de seus princípios ideológicos; além do mais dotado de profunda sensibilidade e forte carisma. Esses os componentes principais a lhe substantivar a capacidade nessa obra de agregar em torno de si um contingente expressivo de leais admiradores!

O exemplo de fidelidade demonstrada a sua pessoa decorre de como tem ele se conduzido na vida pública: motivo pelo qual se tornou uma figura histórica consagrada no cenário político de nossa terra. E não há quem lhe deixe de reconhecer os méritos atribuídos pela maioria dos maranhenses!

Afirmam alguns que o eleitorado que acompanha Haroldo desde os primórdios de seu ingresso na política poderá ser comparado à torcida do Flamengo, nunca deixando de prestar o seu apoio, como afirmam: Haroldo até morrer!!!

A forma de Haroldo se consolidar no conceito do eleitorado é justamente o seu procedimento sem jaça, no exercício das lides parlamentares, quer seja no plano Federal, Estadual e Municipal, obtendo elevado destaque. Esta afirmativa é reforçada ou encontrada no jornal do Dieese que lhe conferiu nota 10, reiteradamente, pela sua atuação no Congresso Nacional. Afora o que acabamos de exemplificar, basta acrescentarmos haver sido o mesmo um dos condôminos do coração de Maria Aragão, e apóstolo dos ideais por ela sustentados. Enfim ela se tornara sua ardorosa eleitora. Da mesma forma como enfrenta, da Tribuna, os debates parlamentares, o faz nos combates travados nas praças e ruas, fazendo desses locais a sua trincheira de luta, dependendo onde e como aconteçam os fatos.

Embasado na sua inabalável convicção, nunca recuou das suas decisões, por saber que o homem público ao improvisar curvas, em vez de seguir linearmente na sua trajetória no momento em que é convocado para a luta em favor dos fracos e injustiçados, está propenso a não construir uma geometria de vida que lhe ofereça os melhores ângulos para alcançar as pretensões colimadas.

Para conhecer mais profundamente a participação de Haroldo nas lutas encetadas em nossa terra, basta recordar-nos o enfrentamento que teve, auxiliado por um pujilo de bravos companheiros (o ex-vereador Ananias Neto, Dr. Josimar Pinheiro e Padre Xavier), em defesa dos moradores de São Bernardo, João de Deus, Veracruz, Coroadinho, Padre Xavier, Cidade Olímpica e Sá Viana, locais onde acontecera um verdadeiro genocídio social.

Em nível nacional, combateu a ditadura militar, votou pelas Diretas-Já, em Tancredo Neves; aliás, em tudo que viesse beneficiar a Nação e, conseqüentemente, os brasileiros.

Convém, citarmos, para orgulho dos maranhenses, que a Cia Energética de Brasília na Administração deste nosso conterrâneo, foi eleita a melhor Empresa do país, recebendo prêmio pelo desempenho econômico e financeiro.

Na política local sempre se constituiu num ferrenho anti-sarneysista.

Este o perfil de Haroldo Sabóia, um talássico que se orgulha de ter nascido nesta Upaon-Açu dos tupinambás.

(*) Funcionário Público Aposentado e Membro da Executiva Estadual do PSOL/MA

Nenhum comentário: