segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Haroldo Saboia critica duramente gestão Castelo, em entrevista ao Imparcial On Line


Publicado em O Imparcial On Line - 10/09/2012

 (Marlon Henrique/OIMP/D.A Press)
O sexto candidato entrevistado da série do portal O Imparcial, na manhã desta segunda-feira (10), é Haroldo Sabóia (PSol), que apresenta seus principais projetos de governo e avalia rigidamente a atual gestão municipal.

Na entrevista, o candidato destaca a união entre o PSol e o PCB para levantar a cidade de São Luís, contando com a participação popular e o compromisso com o interesse público. Além disso, “a transparência administrativa, o controle social, o respeito aos recursos e ao patrimônio públicos, a inversão de prioridades em favor dos despossuídos, o respeito ao meio ambiente e a humanização da cidade serão as grandes obras da administração da nossa coligação”.



Qual sua motivação para tentar se eleger prefeito de São Luís?
Haroldo Saboia: A nossa candidatura resulta de um longo processo de discussão e reflexão do PSOL, Partido Socialismo e Liberdade, com o PCB, Partido Comunista Brasileiro.
Houve uma feliz convergência de um partido jovem, o PSOL, com o mais antigo partido brasileiro, o PCB que completa este ano seus noventa anos de atividades
Formalizamos a coligação "São Luis, o caminho é pela esquerda" que tem seguramente as melhores propostas para a nossa cidade.
Qual o diferencial no seu plano de governo em relação aos outros candidatos?
Destacamos dois pontos que marcam a diferença: a defesa intransigente da participação popular na administração e o compromisso com o interesse público. 
Compromisso com o interesse público significa que os recursos públicos serão aplicados em benefício do conjunto da população.
Não permitiremos que as ações da Saúde do município sejam privatizadas, fortaleceremos o SUS.
Condenamos o governo de Roseana Sarney que, na prática, vem entregando à iniciativa privada a gestão de hospitais, das UPAS, etc.
Como avalia a atual gestão ludovicense?
A população de São Luis responderá a esta pergunta no dia 7 de outubro. 
A população fará sua avaliação da gestão do Sr. João Castelo que passou três anos a procura de um terreno para construir um hospital de emergência, seu principal compromisso na campanha de 2008.
Também os eleitores de São Luis terão oportunidade de, pelo voto, se aprovam um prefeito que, neste ano de 2012, deixou milhares de crianças meses e meses sem aulas alegando que as escolas estavam sendo reformadas.
Sem escolas as crianças ficaram sem aulas e sem merenda escolar e não se sabe o que foi feito com os recursos da merenda não distribuída.
Quais os principais projetos para os temas como saúde, mobilidade urbana e educação?
SAÚDE 
Fortalecer as Unidades Básica de Saúde de modo que elas possam assegurar também atendimento noturno e assistência odontológico;
Ampliar significativamente as equipes da Estratégia Saúde da Família;
Ampliar o número de leitos nos hospitais municipais com a ampliação do Socorrão II e a construção de um terceiro hospital de Emergência, em local a ser definido após ampla consulta à sociedade.
Concluir a construção do Hospital de urgência/emergência que ora apenas se inicia e rediscutir sua finalidade: se hospital de emergência ou hospital geral de média e alta complexidade.
MOBILIDADE URBANA
Criaremos a Empresa Municipal de Transportes Públicos e faremos rigorosa auditoria nos contratos das linhas de ônibus municipais.
Na nossa administração será a Prefeitura que fiscalizará com rigor as empresas concessionárias de transportes públicos.
Não permitiremos que coloquem em circulação uma frota sucateada como acontece hoje.
Ampliaremos as linhas de ônibus de modo a atender que regularidade todos os bairros de nossa cidade.
Elaboraremos um plano viário para São Luis levando, inclusive,em consideração várias sugestões apresentadas inclusive pela Associação Comercial do Maranhão que na gestão anterior,presidido pelo José Belo, encomendou estudos nesse sentido e ofereceu em janeiro de 2009 ao prefeito eleito.
EDUCAÇÃO
Temos três grandes objetivos estratégicos: a universalização da cobertura da pré-escola, a universalização do ensino fundamental e a erradicação do analfabetismo.
Tais objetivos só poderão ser atingidos por um sistema educativo democrático, com eleições diretas para os cargos de direção e a valorização pela qualificação permanente e remuneração digna a todos os profissionais da educação.
Por outro lado, construiremos em cada uma das sete Administrações Regionais que serão implantada uma grande escola modelo,experimental,em tempo integral.
 (Marlon Henrique/OIMP/D.A Press)

Haverá alguma grande obra em seu governo? Qual?
A transparência administrativa, o controle social, o respeito aos recursos e ao patrimônio públicos, a inversão de prioridades em favor dos despossuídos,o respeito ao meio ambiente e a humanização da cidade serão as grandes obras da administração da coligação "São Luis,o caminho é pela esquerda"

O VLT é uma solução viável para melhorar o trânsito de SL? Por que?
Pode ser uma das soluções se projetado com seriedade como parte de um processo de planejamento democrático do conjunto da cidade. De qualquer forma não este que está sendo encenado demagogicamente pelo prefeito João Castelo, em fim de mandato.
Pelo que observamos o
VLT do Castelo virou chacota e não renderá nem os dividendos eleitorais imaginados.
Qual será seu primeiro passo caso seja eleito?
Mobilizar e motivar todos servidores municipais para com entusiasmo tocar a administração com eficiência e espírito público desde o primeiro dia.
Conclamar a cidade para a tarefa de construção efetiva de fóruns e de conselhos para que tenhamos uma administração com participação popular desde o planejamento até a implementação e execução de políticas e obras públicas.
Qual a melhor solução para valorizar o patrimônio cultural da cidade? Em especial o Centro Histórico.
Não se trata de encontrar "a melhor solução" como em passo de mágica.
A valorização do patrimônio cultural de uma cidade deve ser fruto de um amplo e democrático processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura que resulte na criação de uma Secretária Municipal de Cultura,do Conselho Municipal de Política Cultural,da Conferência Municipal de Cultura.
O Centro Histórico há que interagir com o conjunto da cidade e sem dúvida iniciativas importantes foram feitas como a instalação da Faculdade de Arquitetura, o IFMA e brevemente o curso de História.
Haverá algum projeto para garantir acessibilidade em vias públicas?
A
acessibilidade já é uma imposição legal. Uma administração que respeite cada cidadão e cada cidadã tem que cumprir as leis muito especialmente aquelas destinadas a proteger crianças, idosos, portadores de deficiência.
Quem foi, até o momento, o melhor e o pior prefeito de São Luís? 
São Luis passou um longo período sem autonomia política. A Constituição federal de 1946 não assegurava às capitais localizadas em ilhas (São Luis, Vitória e Florianópolis) o direito de escolher pelo voto o prefeito municipal.
Depois, com Ato Institucional nº 5 ,em 1968,durante a ditadura militar todas as capitais perderam sua autonomia só reconquistada em 1985 após a eleição de Tancredo Neves.
Poderia dizer que em seu primeiro mandato como prefeito ( 1988-92) o Jackson Lago realizou sua melhor experiência administrativa.
De qualquer forma nossa cidade não teve sorte com as administrações de Gardênia Gonçalves, Conceição Andrade, Tadeu Palácio e, agora, com João Castelo.
Conceição Andrade e Tadeu Palácio foram eleitos com o apoio de Jackson Lago e depois acabaram secretários de Roseana Sarney,aconchegados à Oligarquia.
O atual João Castelo é a calamidade a vista de todos. Enfim.

Entre os outros sete candidatos, com quem gostaria de ir ao 2º turno?
No segundo turno, com um tempo de televisão equânime terei oportunidade de detalhar as propostas de nossa coligação que,seguramente,são as melhores propostas para São Luis.
Se o atual prefeito João Castelo for o meu adversários terei uma ótima oportunidade de apontar ponto por ponto da verdadeira calamidade pública que está sendo sua gestão .

Nenhum comentário: