quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Nota do PSOL repudia autoritarismo do reitor Natalino na UFMA


Nota de repúdio ao autoritarismo do reitor
da UFMA Natalino Salgado

A greve dos docentes das universidades federais já dura mais de 3 meses e deve ser entendida como parte do movimento que ao longo dos anos resiste contra a privatização do Ensino Superior brasileiro.

Infelizmente o papel cumprido pelo governo Dilma (PT/PMDB) e pela mídia nacional coloca a questão num prisma tão somente econômico, criminalizando o direito dos trabalhadores da Educação de lutarem por melhores salários e uma carreira digna.

Vale lembrar que o argumento do governo para não atender à pauta de reivindicações das categorias do funcionalismo público em greve é de que o país passa por problemas devido à crise da economia mundial que começa a afetar o Brasil. No entanto, só nos seis primeiros meses desse ano foram destinados R$ 383 bilhões para os banqueiros, numa clara demonstração de que a conta da crise econômica está sendo colocada nas costas dos trabalhadores.

Não bastasse a intransigência do governo federal, os professores da UFMA ainda têm que lidar com o autoritarismo da Administração Superior desta universidade que, no último dia 31, destituiu a direção do Colégio Universitário (COLUN) e nomeou interventores, como forma de forçar o retorno às aulas naquela escola. Além disso, o reitor Natalino Salgado e o interventor do COLUN, de maneira irresponsável, propagandearam o retorno às aulas nesta escola e com isso colocaram alunos e pais contra os professores em greve.

É preciso reafirmar que quem decide pelo fim ou continuidade da greve é a Assembleia Geral dos Professores da UFMA e não um capacho do governo Dilma e personificação do autoritarismo na Universidade Federal do Maranhão como o senhor Natalino.

Dessa forma, nos colocamos veementemente contra a intervenção no Colégio Universitário, bem como nos solidarizamos com o movimento grevista.

Repudiamos a agressão física sofrida pela professora Sirliane Paiva (Departamento de Enfermagem) que, tentando usufruir do seu direito de adentrar uma instituição pública, como o é o COLUN, foi agredida por um dos seguranças da UFMA.

Professor não é bandido, é trabalhador!

Pelo fim do autoritarismo na UFMA!

Contra o intervencionismo no Colégio Universitário! Abaixo à ditadura do reitor Natalino Salgado!!

Eleições diretas para a escolha da nova direção do COLUN!

Todo apoio à greve dos docentes das universidades federais!


São Luís, 05 de setembro de 2012
Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade!

Nenhum comentário: