quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Blog Marrapá comete seu primeiro deslize ético...



O Marrapá.com ganhou repercussão sobretudo por dois motivos: (1) propunha-se ser contraponto à oligarquia Sarney e seu sistema de comunicação, especialmente na blogosfera; e (2) uma versão invertida do Blog do Décio. Para este fim, até imitou o design e o visual do blog do Décio Sá, mas em sinal trocado em relação a seus textos. O blog do Décio mentia, Marrapa mostrava outra versão, na mesma velocidade de publicação do falecido jornalista.

Foi assim que Marrapá tornou-se referência: publicações independentes, mas de linha antissarneyzista. Nenhuma mentira, nenhuma inverdade, apenas o outro lado, sem qualquer compensação pecuniária.

Pois bem, eis que, em sua opção pela campanha do candidato do PTC, Edivaldo Holanda Junior - "aquele do GPS" - Marrapá comete seu primeiro deslize ético.

A crítica do PSOL à proposta mirabolante de Holandinha para solucionar o problema dos transportes da cidade, com um suposto GPS nos ônibus, é rebatida via Marrapá não com contra-argumentos, não desmontando a propaganda psolista, mas publicando uma inverdade, a partir de um fato noticiado no Jornal Extra de Alagoas, que o blog não cita como fonte: "Heloísa Helena deixará o PSOL - Todo partido tem malandro" (confira onde a notícia saiu pela primeira vez aqui).

Ao se ler a notícia no Extra de Alagoas, constata-se que a desfiliação de HH é consequência de seus embates passados na legenda, anteriores à filiação do candidato do PSOL nestas eleições, Haroldo Saboia. E ainda, sua divergência é também fruto do debate  travado no partido em torno da questão do aborto, o qual ela perdeu, bem como também deixou de ter o controle da sigla.

Mas o que publica Marrapa?

"MALANDRAGEM É PELA ESQUERDA - Heloisa Helena, que fundou e agora está prestes a deixar o Psol, entregando o jogo do correligionário “laranja”, Haroldo Sabóia, que opera nas eleições municipais em São Luís para favorecer a candidatura do tucano estagnado João Castelo " (certifique aqui)

Marrapá deturpa a informação (o motivo da saída de HH do Psol nada tem a ver com a eleição de São Luís e a ação política do partido no processo eleitoral), difama a Coligação PSOL-PCB (cujo lema é "São Luís, o caminho é pela esquerda") e comete injúria ao acusar o candidato Haroldo Saboia de ser "laranja (...) do tucano João Castelo"...

Foi dessa forma que o Blog do Décio tratou várias divergências políticas entre a oligarquia e sua oposição: exemplo é o próprio presidente municipal do PCdoB, Márcio Jerry, coordenador da campanha de Edivaldo Holanda, que já foi vítima desse tipo de ação diversas vezes (Ecos das Lutas, inclusive, já chegou a defendê-lo, sem qualquer arrependimento disso. Leia "Rato na mira de gatunos" aqui). 

O que fazer? Processar o Marrapá? Pedir direito de resposta? Censurá-lo?

Não, em absoluto. Não nos confundimos com a oligarquia, nem com sua dissidência. LIBERDADE DE EXPRESSÃO SEMPRE!

Haroldo Saboia, em 2008, não votou nem em Castelo, financiado por Aziz Santos, nem em Flávio Dino, apoiado por Gastão Vieira e Roseana Sarney. Saboia nunca se aliou à oligarquia Sarney ou a suas dissidências. E, indo ao segundo turno, é o único que rejeitará qualquer apoio da Oligarquia Sarney. Eis o que incomoda! Nem Castelo, nem Edivaldo, podem tomar essa posição. Ao contrário, desde já, Holandinha propõe que se esqueça as brigas do passado e se faça um Pacto por São Luís (assista aqui)...

A história julgará quem foi "laranja" de quem, quem efetivamente foi aliado (oculto e explícito) de quem...

Este texto é para apenas registrar o lamento de ver Marrapá no mesmo rumo do blog que ousou ser contraponto.  O problema não é tomar partido - "todo blogueiro vota e todo blogueiro tem um lado"!(leia aqui).

Marrapá tem todo o direito em votar em Edivaldo-PTC, só não pode fazer isso por fora das regras mínimas da ética do jornalismo, já que se propõe ser sobretudo um blog informativo, e não de combate partidário (e mesmo nesse espaço, os fins não justificam os meios no debate político).

Que seja apenas um deslize, não uma tendência ou mesmo postura.


Em tempo: na mesma postagem, nos comentários, um falso leitor acusa o editor do Ecos de ter sido do Governo Jackson na cota de Aziz Santos e de que suas críticas à participação de Aziz "Lei do Cão" Santos e Weverton "Ginásio Costa Rodrigues" Rocha na campanha do Edivaldo Júnior "são movidas por ódio, rancor. E ele não faz o que faz para ajudar o governo João Castelo não. Faz por desgosto. Porque, no fundo, morre de inveja das novas lideranças que tomam um espaço em que ele nunca conseguiu se consolidar." Faz parte do roteiro (publicação difamatória que "gera" comentários mais difamatórios ainda). Quanta bobagem! Só registramos aqui para não ficarem naquela de quem cala, consente. Primeiro, todos os secretários e adjuntos do PT indicados para o Governo Jackson Lago foram decididos em reunião da Executiva Regional do partido, na cota que coube ao PT. Segundo, ódio ou rancor são sentimentos para quem faz a velha política ou tenta "renová-la" por dentro da velha estrutura oligárquica, daí seu rompimentos serem por ódio ou rancor, e não por idéias. Estamos longo disso. Ponto final.

Um comentário:

Anônimo disse...

TAÍ TEU AMIGO EU-MILHO KKK