segunda-feira, 9 de março de 2009

Depois do Castelo do Edmar e da mansão do Agaciel, a ilha de Sarney...

O Blog do Noblat (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/default.asp?periodo=20090305) publicou a nota "SARNEY x DOMINGOS DUTRA", repercutindo o texto da jornalista Liana Melo, do Blog Verde, ambos do site de O Globo On Line.

Trata-se da denúncia formulada pelo deputado federal petista acerca da apropriação indevida das praias da ilha de Curupu, no município de Raposa - um dos quatro da grande ilha de São Luís (há ainda, além de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar). Com a ilha de Curupu, Sarney apropria-se de 38% do território da Raposa, sob o qual só ele e os seus têm acesso livre.

Abaixo o matéria de Liana Melo (http://oglobo.globo.com/blogs/blogverde/#166061). Ecos também pescou alguns comentários postados na página de O Globo, dos 29 enviados. Confira após a matéria.


PRESIDENTE DO SENADO É DONO DE 15 PRAIAS NO MARANHÃO

Ocupando pela terceira vez a presidência do senado, o novo chefe da casa, José Sarney (PMDB-AP), está na mira do presidente do PT do Maranhão, o deputado federal Domingos Dutra. A briga não é por cargos, mas sim porque o parlamentar colocou a boca no trombone para denunciar que a família Sarney é dona de 38% do município de Raposa. Os Sarney, segundo Dutra, fecharam o acesso a 15 praias do município.

A cidade é linda, as praias são maravilhosas, mas o turismo está prejudicado porque os visitantes não podem ir às praias, denuncia Dutra, que, na última sexta-feira, fez uma indicação ao ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, sugerindo a inclusão de Raposa e da Ilha de Curupu em um plano de desenvolvimento turístico completo.

Por considerar que a área é patrimônio da União, Dutra defende que é legalmente possível e economicamente necessária a construção de um plano turístico de aproveitamento integral dos recursos naturais existentes em ilhas como a Ilha de Curupu.

Neste sentido, esta indicação tem objetivo de sensibilizar o poder público e todas as suas esferas federativas, visando a construção de alternativas de desenvolvimento sustentável, a partir do uso racional e sustentável dos recursos naturais existentes no município da Raposa, incluindo principalmente as praias situadas na Ilha de Curupu, em número de 15, em especial as mais próximas da sede municipal sem prejuízo dos direitos patrimoniais do senador José Sarney.



COMENTÁRIOS

De Wagner dos Santo Avelino:
"Talvez seja por isso que vai ocupar o senado por mais quantos anos permitirem!!!Só ocupando cargos desse nível,se consegue patrimonios absolutamente absurdos como "praias"...Que na minha opinião, e acredito que,na opinião de qualquer ser racional,no mundo...são patrimonios públicos e que em absoluto podem ter sido compradas por quem quer que seja!!Sendo assim...POVO DO MARANHÃO E TURISTAS...INVADÃO ESSAS PRAIAS,COM SEUS FRANGOS E FAROFAS...LEVEM SEUS ISOPORES...PORQUE ISSO É APROPRIAÇÃO INDEVIDA!!!!" ;

De Duplar(Apelido):
"A novidade do post é saber que o Sarney é dono de somente 15 praias no Maranhão, visto que, até onde sabia, ele era dono do Maranhão inteiro..."

De Ivo Luz Marcelino:
"Ele comprou de quem, será que ele tem escritura disso, não está na declaração de imposto de renda dele?Que ele é picareta já sabemos a muito tempo, desde quando ele brincou de ser presidente da república"

De Bluesette (apelido):
"As praias são públicas, está na Lei maior. Claro que a Lei é só para nosotros"

De Spitfire (apelido):
"Será que existe um MSP - Movimento dos Sem Praia?"

De A Bem da Verdade (apelido):
"O hotel metirranée tentou isto na Ilha de Itaparica e a marinha mandou tirar o muro que ia até dentro d'agua liberando a passagem para a praia, eles podem até cercar próximo a praia mas não pode interditar o acesso ao mesmo.Quanto a pontes de atrcação, tem que se ter autorização da Prefeitura licença ambiental (IBAMA e do órgão estadual) e um nada a obstar da Marinha e neste caso se pode fazer a ponte de atracação.O Ivo Pitangui conseguiu na Ilha dele devido que conseguiu que lá fosse tombado como area de proteção ambiental, resultado ganhou segurança e fiscalização de graça"

De M_Majestade (apelido):
"Ô A Bem de Verdade. Não é que a pessoa registre a praia como propriedade sua. É que algumas pessoas CERCAM A PRAI com muro ou outro tipo de divisória. Constroi ancoradouro, acesso privado ao ancoradouro, etc. No Espírito Santo a gente vê várias mansões construídas em terreno de marinha, restaurantes em cima da água com esgoto vertido ao mar, coisas assim.A fiscalização do SPU- Serviço de Patrimônio da União é falha em alguns casos, corrupta em outros, e por aí vai.Nâo estou dizendo que é o caso do Maranhão, estado que nunca visitei, nem pretendo"

De Igor Soledade Senez:
"Sirney está trabalhando pela preservação ambiental. Praias sem buggy e farofa"

De Servilio (apelido):
"E o que está faltando para mandar o MSP-MG [Movimento dos Sem-Praia de Minas Gerais] para lá?"

De Pertinaz (apelido):
"E o que faz a Marinha do Brasil que ainda não tomou o que é dela,ou será que até as Forças Armadas,também foi dominada? se não foram o Comandante da Marinha,juntamente com o Ibama,depois dos trâmites legais devove-as ao legítimo dono que é a União"

De Isabela Iluminatta:
"Não existe praia particular no Brasil, toda a costa Brasileira é da Marinha. Qualquer ocupação é ilegal. Sem contar na ilegalidade de impedir os demais brasileiros de praticarem o sagrado direito de ir e vir"

4 comentários:

Emerson disse...

É claro que ninguém pode ser dono do que se considera patrimônio da União. No entanto, não devemos desconsiderar que alguém que manda no Senado, no Congresso, no STF, e em tantos mais outros poderes pode ser de fato dono do que ele quiser não só de uma praia, mas até mesmo de um Estado inteiro.
Mas o que nos deixa mais tristes é que outros por conta destas informações já nem queiram vir conhecer o nosso Estado.

Anônimo disse...

O Dutra deveria comunicar o MPF !

Franklin disse...

Obrigado a ambos pelos comentários.

Anônimo disse...

Sarney não é dono é de nada, nem mesmo da casa dele, aliás ninguém neste mundo é dono de nada, nós só usufruimos no momento, pois morrreremos e não levamos nada o que temos que fazer são coisas boas aqui na terra pois quando chegar-mos lá prestaremos conta com nosso DEUS. Quanto a Sarney de novo esse ai é alienado ele e a família dele, já viram na conversa gravada dos grampos que a Polícia Federal fez a filha de Fernando roubando ele, eles roubam o povo e as filhas roubam eles, é de pequeno que se aprende é uma apena moças tão lindas.