sexta-feira, 13 de março de 2009

Balaiada por todo o Estado: Multidão diz NÃO ao golpe em Imperatriz

O jornal O Progresso, de Imperatriz, destaca em manchete de capa: CINCO MIL PESSOAS PARTICIPAM DE MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DE JACKSON.

E reporta (http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html):

"Um público estimado em cinco mil pessoas, segundo a Polícia, participou de um ato público no final da tarde dessa quinta-feira (12) em defesa do mandato do governador Jackson Lago, em Imperatriz. Lago esteve presente no movimento numa caminhada ao lado do vice Pastor Porto, prefeitos, vices, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, vereadores, lideranças partidárias, lideranças estudantis e comunitárias e de movimentos sociais como MST, Centru e quebradeiras de coco.

A caminhada em defesa do mandato de Jackson uniu em um só cordão lideranças políticas de ideologias diametralmente opostos, mas que estão juntas ao lado do governador. É o caso do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), e do ex-prefeito Jomar Fernandes (PT), adversários na última eleição.

"Não via tanta gente nesta praça desde um comício realizado, anos atrás, pelo presidente Lula", observou o ex-prefeito Jomar Fernandes.

O prefeito Madeira assinalou, ao fazer uso da palavra, que aquela manifestação era apenas uma pequena mostra do respeito, do carinho e do amor que o povo de Imperatriz e região tem para com o governador.

Para Madeira, o povo do Maranhão "não pode aceitar essa injustiça que estão fazendo com o governador que mais olhou para essa região", referindo-se à cassação de Jackson pelo Tribunal Superior Eleitoral. "Imperatriz precisa, e está com o senhor, governador", concluiu o prefeito de Imperatriz.

A forma como Jackson foi recebido em Imperatriz não foi diferente das outras vezes em que esteve na cidade. Por onde passou foi saudado efusivamente por crianças, jovens e adultos que se postavam nas calçadas e para ele acenavam positivamente.

"Estamos com o senhor, governador", gritou uma dona de casa na esquina da Dorgival Pinheiro com Rio Grande do Norte.

A caminhada começou na Praça Brasil e terminou na Praça de Fátima, onde o governador falou, para a multidão, sobre a manifestação, o trabalho que vem fazendo para melhorar os indicadores do Maranhão, sobre as obras que já começou a inaugurar, sobre o momento pelo qual passa o estado e a respeito dos convênios que vai assinar com o prefeito Madeira para o asfaltamento de ruas, um hospital, que será - segundo ele - o maior do estado; 500 casas e a construção do Mercado do Peixe.

Reflexão - Ao final de sua fala, visivelmente emocionado, o governador agradeceu aos manifestantes ao mesmo tempo em que convidou todos a refletir sobre "o que temos que fazer se a Justiça vier a desrespeitar a vontade do povo. Não podemos deixar a população perder a esperança", concluiu.

O que disseram:
Valdinar Barros, deputado estadual
"Precisamos dizer para o Brasil que o nosso voto precisa ser respeitado"

Vete Botelho, prefeita de Itinga e presidente da Associação dos Municípios
"Nosso povo vai resistir a essa decisão violenta e arrogante"

Manoel da Conceição, líder camponês
"O que está em jogo é o nosso voto"

Gilvânia Ferreira (MST)
"Nosso voto é a nossa lei"

Ribamar Alves, deputado federal
"Essa decisão foi um ultraje à democracia"

Domingos Dutra, deputado federal
"Como pode quatro pessoas cassar o voto de mais de dois milhões de pessoas"

Carlos Brandão, deputado federal
"Não se sinta derrotado, governador"

Prefeito Madeira
"Essa é apenas uma pequena mostra do amor que essa região tem para com o senhor, governador"

Jackson Lago
"É preciso refletir sobre o que temos que fazer se eles desrespeitarem a vontade do povo". "


A edição de hoje do Jornal Pequeno também mancheta: ATO PÚBLICO GIGANTE REPUDIA CASSAÇÃO DO MANDATO DE JACKSON.


E registra o JP (http://www.jornalpequeno.com.br/2009/3/13/Pagina101248.htm):

"Diversas lideranças políticas e dirigentes de movimentos sociais de toda a região tocantina participaram, ontem à noite, em Imperatriz, de um gigantesco ato de repúdio contra a cassação do mandato do governador Jackson Lago (PDT). A manifestação, que reuniu um público estimado em cerca de 15 mil pessoas, foi iniciada no começo da tarde, com uma caminhada da Praça Brasil até a Praça de Fátima.

Acompanhado do vice-governador, Pastor Luiz Carlos Porto, e de um grande número de prefeitos, deputados e sindicalistas, o governador Jackson Lago fez um contundente pronunciamento, em defesa do voto e da democracia.

“É o apoio do nosso povo, que nos dá força, para continuarmos firmes, nesta luta, contra as artimanhas dos poderosos, inconformados com o resultado das urnas”, discursou Jackson Lago.

Em meio aos aplausos da multidão, o governador lembrou que, em razão de já ter recebido o titulo de Cidadão Imperatrizense, o apoio do povo de Imperatriz tem um valor simbólico muito grande. “Sou também um cidadão desta terra, e isto me enche de orgulho, mas também me impõe imensas responsabilidades”, frisou.

O governador salientou que sempre pautou sua vida pública pela retidão e que nunca usou a política para enriquecer ou para construir império de comunicação.

“O povo que me elegeu foi para assegurar o progresso da nossa terra, o que já é visível em inúmeras obras e serviços que estamos em realizando em todo o nosso Estado. Portanto, contem comigo; eu conto com vocês”, ressaltou.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), destacou em seu discurso que há na população um sentimento de indignação e revolta, e uma ânsia de que seja respeitada a vontade popular manifestada nas urnas de 2006.

Mais de 20 prefeitos das regiões Sul e Sudoeste do Estado participaram do ato público, entre os quais a prefeita de Itinga, Vete Botelho, presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina. A manifestação contou ainda com a presença dos deputados federais Julião Amin, Carlos Brandão, Domingos Dutra, Cleber Verde e Ribamar Alves.

Em seu discurso, Dutra foi enfático ao dizer que o senador José Sarney não irá mais uma vez humilhar o povo Maranhão, como fez com o PT no Senado Federal com a candidatura de Tião Viana e de Ideli Salvatti, esta última para dar lugar ao ex-presidente Fernando Collor. Dutra conclamou a multidão a continuar resistindo contra a tentativa de golpe engendrada pelo grupo Sarney. O deputado Valdinar Barros (PT) discursou também, dizendo que o governador Jackson Lago foi injustiçado ao ter seu mandato cassado pelos ministros do TSE.

Segundo Valdinar, será a maior vergonha para o povo maranhense ver a senadora Roseana Sarney (PMDB) assumir o governo do Estado desta forma. “Tenho certeza que até seus aliados políticos se sentirão envergonhados com essa forma de chegar ao poder”, afirmou. Para o deputado, o Maranhão inteiro está de luto pela decisão do TSE."

Diante de tanto povo nas ruas, o jornal da oligarquia - O Estado do Maranhão (de hoje) - fica tonto, acusa o golpe e desdenha:

"ATO FRACASSADO - (...) O ato realizado na praça de Fátima não reuniu mais de mil pessoas (...)"

Para a oligarquia ter reagido tão desesperadamente é porque doeu e incomodou muito o povo nas ruas de Imperatriz... é o que eles mais temem: POVO NAS RUAS EXIGINDO SEUS DIREITOS!

Vai morrer de coração a oligarquia, porque estamos apenas começando...

Abaixo, a foto do jornal O Imparcial de hoje deixa claro se havia ou não multidão em Imperatriz. Destaca o períodico:


"IMPERATRIZ: 15 MIL VÃO ÀS RUAS EM FAVOR DE JACKSON LAGO. Lideranças políticas e dirigentes de movimentos sociais participaram de ato de repúdio à cassação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Temos de acabar de vez com esta oligarquia, temos que tirar o mimo desta rainha de araque;não podemos mais consentir que brinquem com o Maranhão, uma vez que, ele não é presente de agrado de ninguem; temos toda uma sociedade que quer evoluir e ter vários leques e pespequitiva de trabalho e formação.
Não podemos viver ludibriados pelo périódico desta familia, uma vez que, vem sempre enganando o povo.
Precisamos de uma imprensa responsável, digna e esclarecedora, para não ficarmos na mesmice, temos todo um horizonte.
Eles estão enganados, a internete já esclarece alguns, porem muitos ainda engatinham neste patamar de informações, mesmo assim o movimento BALAIADA, tem infomado constatemente, que não devemos ser mais escravos e este Estado não é e não será MONARQUIA E NEM FEUDO DE NINGUEM.