domingo, 29 de março de 2009

Diário de uma marcha - parte 5: a tomada da Litorânea

Ivan Ferreira, 11 anos. Acompanhado de sua avó, ele já participou de Marchas à Brasília, de Imperatriz a São Luís, de encontro de sem-terrinhas.

Por que mais esta?

- Porque quero terra pra plantar, escola pra estudar. O que essa "ligarquia" nunca deu!

Se a consciência política do menino é impactante, não é surpreendente ver o brilho infantil de seus olhos em contemplar o mar. Vindo de assentamento (até pouco tempo, acampamento à beira da estrada, como nos informa sua avó Francisca Ananias), em Pedro do Rosário, é a primeira vez que ele vê o "marzão"...

Ivan conquista o mar e, de quebra, contribui para o povo do Maranhão reconquistar sua fé de que é possível resistir ao golpe do tapetão.

É por ele, de 11 anos e que "quer terra pra plantar, escola pra estudar", que acreditamos que esta liberdade ninguém nos tomará: respeitem o nosso voto, amedrontada sarneyzada quando vê um outro mar, agora de gente, em frente à mansão do Sarney no Calhau. A casa mal-assombrada do outro lado da ponte, como brinca o Jotapê. "Xô Satanás! Sarney nunca mais!!", espantam os maus espíritos os caminhantes.

É a Marcha do Povo Maranhense conquistando o litoral ludovicense!


... e a marcha ruma à praia...







... e a marcha protesta na mais rica mansão do Maranhão...



... e a marcha chega à litorânea...




... e às areias da praia ...






... com as bandeiras nas ruas, quem pode nos calar?!

2 comentários:

Anônimo disse...

caro Franklin, não sou daqueles malucos que pensam que no Maranhão só existem duas cores. Vermelho ou preto. Sou contra a sarneizada, mas não simpatizo nem um pouco com as práticas da nova oligarquia comandada pelo atual governador. De maneira que, assim como eu, a maioria do povo de São Luís está apenas assistindo essa manifestação de pobres coitados vindo do interior, ridicularizados com esse apelidado de balaio. Para mim, é a luta do coisa ruim com a besta fera e nisso não tomo partido. Não perco meu tempo. Aliás, tenho certeza que vc deve estar sentindo nas ruas de são luís que esse é o sentimento da maioria das pessoas da capital.
Valter Silva

Anônimo disse...

Concordo com a colocação do Valter,admiro muito vc e poucos dos seus companheiros,que ainda lutam pela questão ideológica,mas infelismente Franklin,para nosso querido governador se eleger,teve que costurar várias alianças que acabaram por levá-lo a situação atual que se encontra.Vc mesmo sabe que muitos" Trairas" e opotunistas se colocaram ou se colocam a frente de bons partidos como o PT,PDT e PC do B que tem filosofias maravilhosas,para manchar a imagem desses partidos como vem ocorrendo em nosso País e Estado.Essa é uma dura realidade.Lembro muito bem,que antigamente as pessoas para filiarem-se a um partido tinha critérios,mas hoje veja que tipo de pessoas que estão nesses partidos!não estou generalizando,mas muitos maus estão se misturando aos bons com isso perde a unicidade.Mas vale a pena ainda lutar!