terça-feira, 31 de março de 2009

O Convento é do povo!


Foi pacífica, ordeira, sem qualquer ato de violência e enfrentamento com a Polícia Militar o ato da Marcha pela Democracia em frente ao Convento das Mercês - no bairro do Desterro, Centro Histórico de São Luís.

Lá, a Marcha fez saber à opinião pública que o Convento das Mercês é do povo. Não é propriedade particular de José Sarney (leia aqui como Sarney se apropriou do Convento). Nunca imaginou o Padre Antonio Vieira, quando fundou o Convento em 1645, que 364 anos depois este patrimônio deixaria de ser da Igreja ou do povo maranhense para ser o mausoléu de um velho oligarca maranhense ou barraco de festa junina organizada por Roseana.

É no Convento das Mercês que a senadora Roseana Saney, com os recursos federais da Caixa Econômica e apoio financeiro da Companhia Vale do Rio Doce, organiza uma espécie de São João fora de época - o Vale Festejar, onde convida atores globais e políticos para cortejar.

Numa contraposição a esse escândalo com o dinheiro público, em 2006 estudantes da UFMA, o ex-deputado Haroldo Saboia, o escritor e jornalista Emílio Azevedo (autor do livro "O Caso do Convento das Mercês) e o editor deste blogue (Franklin Douglas) propuseram a organização do VALE PROTESTAR. O Vale Protestar cresceu, tomou pernas próprias e se consolidou como principal articulador do movimento "Xô, Rosengana", que envolve estudantes e juventude da capital.

Com o ato, os movimentos sociais buscaram evidenciar como, apropriando-se de bens públicos, a velha oligarquia vai se tornando uma das famílias mais ricas do Pais. No Maranhão da oligarquia Sarney é assim, eles não enriquecem pelo trabalho, mas pela espoliação dos bens do povo!

(*) mausoléu - s. m., túmulo sumptuoso de Mausolo, rei da Caria, em Halicarnasso, que é considerado uma das sete maravilhas do mundo; por ext. monumento funerário grande e rico

Um comentário:

Nonato Brito disse...

O poder da mídia dos sarneys é muito forte diante da opinião pública maranhense. Eles atingem sempre o pessoal que só tem como informantes a sua televisão, os seus adversários são postos para a população como "DIABOS". A título de sugestão não deveria existir a Constituição Federal, Leis Eleitorais e as demais. As leis do nosso país são atropeladas por Sarney - só funciona quando é para pobre e para os seus adversários ... Que país é esse?