sábado, 28 de março de 2009

PC do B - 87 anos



O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se proclama o primeiro partido comunista do País. Trava esta disputa histórica e pela memória com o PCB. Ambos se referenciam ao ano de 1922 como data de suas origens: "o PC do B se apresenta como o 'verdadeiro partido do proletariado', porque teria se mantido dentro da tradição política de 1922, enquanto o outro grupo [PCB] teria rompido com essa tradição ao abandonar o marxismo-leninismo e se alinhar à corrente revisionista soviética", explicar Jean Rodrigues Sales. Leia mais aqui.

Polêmica acerca de sua origem à parte, o PCdoB-MA comemorou ontem (sexta-28/3) seus 87 anos. No Maranhão, o PCdoB traz vínculos com o movimento sindical rural, movimento popular, de saúde e sindicatos urbanos (Sindimetal - metalúrgicos, Sintema - servidores da UFMA, Sinproessema - professores, etc). Rompeu com a CUT e constrói por aqui também a CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil).

No movimento estudantil, organiza-se na UJS (União da Juventude Socialista), que atualmente predomina no DCE/UFMA.

No Parlamento, tem o deputado federal Flávio Dino e, na capital, 02 vereadores: Rose Sales e Fernando Lima. No Governo do Estado, tem Eurico Fernandes na Secretaria de Direitos Humanos.

Na política maranhense, o PCdoB tem uma relação de idas e vindas como sarneismo. Nos anos 1970/80, resistiu à ditadura; em 1985, perfilou-se à candidatura sarneísta de Jaime Santana à prefeitura da capital; a partir de 1988, somou nas eleições de São Luís com Jackson Lago, o PDT e o PSB (1992, 1996, 2000, 2004); em 1990, esteve com a Frente de Oposição (PT-PSB-PDT); de 1994 a 2002, compôs com o governo Roseana Sarney; em 2006, ficou com a frente O Povo no Poder (PT, PSB, PCdoB). Em 2008, viabilizou - com a corrente no PT que não se opõe a estratégia Sarney + Lula - a candidatura de Flávio Dino à Prefeitura e foi ao segundo turno, contra o PSDB de João Castelo... quase chegou lá.

Se Lula é uma metamorfose ambulante, é nele que parece se guiar o PCdoB maranhense. Nestes 87 anos, comemora seu aniversário filiando a ex-neoliberal tucana Táti Palácio (como ela mesma se rotulou nas rádios) e o ex-petista, empresário do ensino superior e professor da UFMA, Dimas Salustiano, dentre outros.

Parabéns ao PCdoB.

Que seus novos filados, comitês centrais, parlamentares e militantes sociais (o Eurico está sempre presente), encontremo-nos na praça Deodoro, no próximo dia 31 de março, no ato que demarca os 45 anos do golpe militar. Assim a gente comemora o aniversário também na praça do povo!

Nenhum comentário: