terça-feira, 17 de março de 2009

Zé Dirceu fecha com FHC: segundo lugar não, nova eleição

Tal como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Dirceu (PT) também é contra a posse do segundo colocado em processos de cassação de cargos do executivo (governadores, prefeitos).

O ex-chefe da Casa Civil do Planalto expôs sua opinião em entrevista ao jornal O Tempo, de Minas Gerais, onde passará a escrever semanalmente uma coluna. Para Dirceu, falta no país uma verdeira reforma política: "O Congresso tem uma dívida com o país, que é a reforma política. No Senado, é preciso acabar com o papel do suplente. No caso de um senador deixar o cargo, bastaria convocar nova eleição". O petista enfatiza ainda: "Em caso de afastamentos envolvendo cargos do Executivo, também deveria ocorrer nova eleição e nunca a posse do segundo colocado".

Ao externar esta posição, José Dirceu contrapõe-se a um dos aliados que tem sido mais próximo, José Sarney. Se a tese é geral, vale também para Roseana Sarney.

"O ex-ministro José Dirceu posicionou-se contra a eventual posse de Roseana Sarney no Governo do Maranhão", concluiu Márcio Jardim, secretário geral do PT-MA.

A controvertida decisão do TSE de cassar por 4 a 3 o mandato do governador Jackson Lago, em instância única e mediante tese que necessitou o voto de desempate do presidente da corte, e indicar que o segundo lugar assumisse o governo, começa a despertar a atenção das principais lideranças políticas do País. No caso de Dirceu, seu alerta deve ter se aguçado após se dar conta de que o próximo da fila é o governador de Sergipe, Marcelo Déda, do PT...

Um comentário:

Anônimo disse...

É, meu caro Franklin, cresce a cada dia o coro daqueles que se levantam contra esse golpe na soberania popular, intentato pelo dinossauro que ainda vaga, José Sarney!!!!
abraço, Marcio Jardim