sábado, 14 de março de 2009

Plenária do Movimento Negro reforça Balaiada

Cerca de 100 militantes do movimento negro de São Luís reuniram-se, neste final da tarde - mesmo sob a chuva, na tenda do acampamento Balaiada - em frente ao Palácio dos Leões.

Coordenada por Socorro Guterres (Centro de Cultura Negra), a plenária setorial de negros e negras reuniu lideranças como Magno Cruz e Luiz Ferreira (CCN), Ivo Fonseca (movimento de quilombolas), João Francisco (PDT), Silvio Bembem (PT), professora Silvana Magali (UFMA/organização Mãe Andrezza), dentre outros participantes.

Com a participação de bloco afro movimentando culturalmente a reunião, os negros e negras organizados no movimento social decidiram reforça a luta pela Democracia no Maranhão. Nova plenária, a fim de trabalhar a participação específica deste setor no Ato do dia 31 de março, foi agendada, além um grupo de trabalho para sistematizar as propostas dadas.

Depois da plenária popular, diversos movimentos sociais vêm se articulando para a resistência, dentre eles: o de moradia, de sem-terras, de juventudes, mulheres e direitos humanos e, agora, movimento negro. Cresce o clima de mobilização. É o "meu voto é minha lei, nunca mais Sarney!" tomando as ruas também da capital.

Agenda
Neste sábado também ocorreu panfletagem do manifesto pela democracia no Mercado Central. Domingo, será na Feira do João Paulo. Ambas as atividades organizadas pelo movimento de mulheres.

A partir de segunda-feira o Movimento de Ação Comunitária realiza pequenas carreatas por bairros, terminando com reuniões populares. O objetivo é conversar com o povo, mostrar o que está acontecendo e colocar que cabe a ele assumir a defesa da Democracia no Maranhão.

Nenhum comentário: