terça-feira, 10 de março de 2009

Artigo de Bembem sobre Valdinar vai para os anais da Assembléia

O artigo do petista Silvio Bembem foi incorporado aos anais da Assembléia Legislativa, por solicitação do deputado Edivaldo Holanda (PTC). Em seu artigo, Silvio ressalta a singularidade do fato de um trabalhador rural como Valdinar Barros, deputado estadual do PT, chegar à mesa diretora da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Cabe a Valdinar exercer com força o cargo, e também ficar registrado na história daquela casa. Abaixo, Ecos publica o artigo do secretário de comunicação do PT e secretário adjunto da Igualdade Racial, Silvio Bembem.



UM TRABALHADOR RURAL NA MESA DIRETORA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

Por Sílvio Bembem

Neste início do século XXI, observam-se alguns ineditismos no mundo da política, do esporte e dos negócios. Foi neste século que um trabalhador nordestino, metalúrgico, operário, líder sindical tornou-se o primeiro Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Foi neste século que um negro foi eleito como o primeiro Presidente da nação mais poderosa do mundo, Barack Hussein Obama Junior. Foi neste século que um negro tornou-se, pela primeira vez, campeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton. Viu-se ainda, o primeiro negro alçar à condição de ministro da mais alta corte do país (STF), Joaquim Barbosa Gomes.

Viu-se, ainda, mulheres ingressando na carreira militar, mulheres nos altos comandos de grandes organizações e, note-se, foi neste século que um trabalhador rural, de forma inédita, passa a ocupar um cargo na mesa diretora da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Valdinar Pereira Barros - conhecido como Valdinar Barros - filho de lavradores, nascido em 01/11/1957, na cidade de Igarapé Grande/MA, tem como grau de instrução o antigo ensino médio completo e é trabalhador rural por profissão. Sua trajetória de luta iniciou-se em 1975, ainda muito jovem, aos 18 anos de idade. Valdinar Barros pode ser considerado um intelectual orgânico, segundo conceitua o filósofo e cientista político italiano Antonio Gramsci, para quem "cada grupo social fundamental, com papel decisivo na produção engendra seus próprios intelectuais, ditos ‘orgânicos' a este mesmo grupo social... No caso da classe operária, a luta seria no sentido de afirmar um novo intelectual, não mais afastado do mundo produtivo ou encharcado de retórica abstrata, mas capaz de ser, simultaneamente, especialista e político. Em outras palavras, capaz de exercer uma função dirigente no novo bloco histórico".

Valdinar Barros foi dirigente das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Igreja Católica no Centro Abrão - Imperatriz/MA, cidade que adotou para viver. Aos 24 anos de idade foi eleito para o seu primeiro cargo na direção no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz/MA; aos 29 anos foi membro da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MA), no período de 1986 a 1988; em 1987, já com 30 anos de idade, participou da 1ª ocupação de terra da região Tocantina, na companhia de outros trabalhadores (as) e lideranças pela conquista do direito a terra para morar e plantar, na chamada "Fazenda Criminosa", hoje assentamento Itacira I e II "Vila Conceição", na cidade de Imperatriz, onde mora com sua família, mesmo na condição de Deputado Estadual. Em 1988, na companhia de uma das mais importantes lideranças camponesas do Brasil, e um dos primeiros signatários do Manifesto de Fundação do PT, o líder Manoel da Conceição, cria o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (CENTRU/MA), figurando como seu membro fundador. No ano de 1992, aos 35 anos de idade foi eleito para o seu primeiro mandato legislativo: o de vereador da cidade de Imperatriz/MA, pelo Partido dos Trabalhadores, seu primeiro e único partido, nestes 29 anos de existência no Maranhão, sendo reeleito por três vezes consecutivas, portanto, exercendo por 12 anos o mandato de vereador. De 2001 a abril de 2002 afastou-se do mandato de vereador para exercer o cargo de Secretário Municipal de Agricultura, a convite do então prefeito da época, o ex-deputado Jomar Fernandes (PT). Em 2002, candidata-se pela primeira vez ao cargo de Deputado Estadual, obtendo 11.453 votos, mas não fora eleito, ficando na 1ª suplência. Já em 2006 é candidato novamente a Deputado Estadual pelo PT/MA, sendo eleito com uma votação de 11.290 mil votos, passando a integrar a bancado do PT/MA ao lado da Deputada Helena Barros Heluy. Ao assumir em 2007, é convid ado pelo Governador, Dr. Jackson Lago, para exercer a vice-liderança do Governo na Assembléia. Valdinar Barros, já na condição de vice-líder do Governo, exerceu com determinação e coerência sua função, enfrentando grandes e acalorados debates com a bancada de oposição ao Governo do Estado. Valdinar sempre esteve ao lado dos trabalhadores, de onde nunca se afastou. Sempre esteve à frente do combate à Oligarquia Sarney no Estado chegando a ser vítima de tocaia, levando tiros na luta em defesa da reforma agrária, na cidade de Imperatriz.

Já no final do ano de 2007, no exercício do primeiro ano de seu mandato de Deputado Estadual, Valdinar Pereira Barros é convidado para compor a chapa do candidato à Presidente da Assembléia, Deputado Marcelo Tavares (PSB) na condição de 2.º Secretário da Mesa Diretora, cargo para o qual é eleito, após apurado o processo eleitoral realizado por meio de voto aberto. O referido cargo é o segundo mais importante e estratégico daquela casa legislativa, cargo esse nunca antes ocupado por um trabalhador rural, oriundo das camadas populares do Estado.
Valdinar Barros está deputado sendo o primeiro da bancada do partido a exercer um cargo na mesa diretora, feito nunca antes conseguido por outro deputado (a) eleito (a) pelo PT/MA: Domingos Dutra (1990-1994), Vila Nova (1990-1998) que fora primeiro trabalhador rural do PT/MA eleito deputado estadual, Jomar Fernandes (1999-2000), Domingos Dutra (2003-2006), Helena Barros Heluy (2001-2010). Tal fato não ocorrera antes, não por falta de competência dos eleitos, mas por força da conjuntura, pois sempre compuseram o bloco de oposição e o bloco da minoria. Hoje, para o deputado Valdinar Barros, a conjuntura apresenta-se favorável, em função da vitória da frente de libertação do Maranhão, que conta atualmente com a maioria dos deputados (as) na Assembléia. Mas tal condição não torna menos meritória a sua vitória.

Quem poderia prever que, ao longo de seus 175 anos, a Assembléia Legislativa poderia ter uma das cadeiras de sua mesa diretora, ocupada por um trabalhador rural. Muito ainda há que se ver: uma mulher ocupando o cargo de presidente da mesa, um negro, um índio ou mesmo um trabalhador rural.

Mas fica aqui o ineditismo do Deputado Estadual Valdinar Barros assinalado neste início de século. Sucesso Deputado, no seu novo desafio.

Nenhum comentário: