quarta-feira, 4 de março de 2009

"Nós temos a obrigação de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, com o risco da nossa própria vida, para mostrar ao Brasil o que é o sarneismo!"

Manoel Santos Neto, para o Jornal Pequeno, registra com precisão o discurso de Jackson Lago, ontem de madrugada, após a cassação de seu mandato de governador pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É o rumo a ser tomado pela militância. Foi mais uma batalha da guerra que se trava no Maranhão. O sarneismo não tinha acabado em 2006 por conta da derrota eleitoral. Confirmar a transição ao pós-sarneismo está em plena disputa. A LUTA CONTINUA, inclusive pela via judicial, mas sobretudo na organização popular e nas ruas!

Segue abaixo a matéria do JP para os leitores/as do Ecos:

Jornal Pequeno: (http://www.jornalpequeno.com.br/2009/3/4/Pagina100354.htm)
COM DURO DISCURSO NA PEDRO II,
Jackson diz que resistirá, com o risco da própria vida, ao domínio de Sarney

Por Manoel Santos Neto

O governador Jackson Lago declarou, nesta madrugada, logo após o julgamento do TSE, que irá resistir, com o risco da própria vida, ao domínio do grupo Sarney no Maranhão. Falando para a multidão que se aglomerou no Acampamento Balaiada, em frente ao Palácio dos Leões, Jackson foi enfático ao dizer que não irá se dobrar aos caprichos do sarneisismo.

“Nós temos o dever, nós temos a obrigação de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, com o risco da nossa própria vida, para mostrar ao Brasil o que é o sarneisismo. O que eles fazem aqui, e o que eles fazem lá fora”, discursou o governador, sob uma chuva fina que caia na Avenida Pedro II.

Ele se dirigiu à multidão, acompanhado de diversos deputados, prefeitos e lideranças de movimentos sociais, e proferiu palavras de agradecimento às manifestações de apoio e solidariedade que recebeu.

“A única maneira, a única forma que eu tenho de agradecer a confiança de grandes contingentes que lutaram para esta mudança, a única forma que eu tenho de agradecer ao nosso povo é dizer que contem comigo porque eu continuarei na luta”.

Para o governador, o julgamento de ontem no TSE foi mais uma demonstração do quanto é difícil enfrentar as elites do Maranhão e as elites do Brasil. “Mas nós moldamos a nossa formação nesse enfrentamento”, afirmou, explicando que os seus advogados irão ingressar na Justiça com as medidas judiciais cabíveis.

“Paralelamente a isto, nós temos vamos buscar outros caminhos, porque este é o nosso dever e a nossa responsabilidade perante aqueles contingentes de pobres e de excluídos que foram às ruas e que foram às praças, e que votaram contra esta elite que nos domina há 40 anos”, ressaltou o governador. Ele disse ainda que o Brasil precisa saber que no Maranhão tem muita gente que não se dobra e não se verga ao domínio das elites e dos poderosos.

Caciquismo - “Seguramente, boa parte da população espera que nós encontremos um caminho. Vamos aguardar o resultado das ações dos nossos advogados. Mas quero dizer também que tenho consciência das minhas responsabilidades com as esperanças e com os anseios da maioria da população do nosso Estado. Podem ficar seguros: aqueles que entenderem que nós devemos lutar também para defender o voto de cada mulher e de cada homem contem comigo. Contem comigo. Não é possível que, com nossa omissão, o Brasil continue sem conhecer este caciquismo que aqui está implantado há mais de 40 anos”.

Ao agradecer a todos os que foram para as ruas na defesa do direito do voto da maioria do povo do Maranhão, o governador se emocionou e disse que, se necessário for, “a nossa vida está aí para que o Brasil todo possa conhecer a realidade do Maranhão. Parabéns a toda a nossa militância. E vamos continuar a luta”.

4 comentários:

Ricardo Santos disse...

Boa nota companheiro!
O Maranhão e o Brasil não comporta mais os Sarney, imagina, Sarney falar em "abuso de poder economico" é muita picaretagem!
As elites são dificiei de enfrentar, mas não será impossivel.

Anônimo disse...

É isso ai Dr. Jackson, estamos com o Senhor também.

Anônimo disse...

Nada é impossivel, quando temos Fé e Coragem para lutarmos. Dr. Jackson estamos juntos nesta LUTA.

Franklin disse...

Esse é o rumo, Ricardo e Fátima. Só a resistência e organização popular subvertem a institucionalidade conservadora