domingo, 15 de março de 2009

CONTAG fora da CUT. Maranhão feudal no Fantástico. CNBB perde Dom Paulo

O final de semana encerra com dois movimentos sociais em destaque: o de trabalhadores rurais e o de luta contra o trabalho escravo.

O primeiro concluiu, ontem (sábado 14/3) em Brasília, o 10º Congresso Nacional de sua principal organização, a CONTAG (Conferação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura). Uma chapa única elegeu Alberto Broch presidente e, pela primeira vez na história da entidade, uma mulher foi eleita vice-presidente. A nova diretoria recebeu 2.389 votos. As cotas de mulheres (30%) e jovens (20%) foram reafirmadas pelos congressistas. A nova diretoria, composta por 13 membros, terá três jovens e quatro mulheres.

A principal decisão do Congresso da CONTAG foi a sua desfiliação da CUT. Sem a CONTAG, a CUT perde sua principal referência no movimento sindical rural e encolhe sua representatividade. A CUT vem definhando desde que PSTU e PSOL fundaram a CONLUTAS e o PCdoB criou a CTB(Central dos Trabalhadores do Brasil). A CONTAG vai ficar sem filiação a qualquer central. A decisão foi apertada: A desfiliação foi aprovada por 1.441 votos contra 1.109.

Com isso, a FETAEMA (Federação dos Trabalhadores(as) da Agricultura do Maranhão) -braço estadual da CONTAG - também deve sair da CUT-Maranhão, que passa a ser quase 100% dirigida pela Articulação sindical, corrente ligada ao ex-presidente do PT, Washington Luiz - fiel aliado do Planalto na estratégia Lula + Sarney.

TRABALHO ESCRAVO
Já no Fantástico - Rede Globo deste domingo, o Brasil toma conhecimento do que o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH) de Açailândia, o FOREM (Fórum de Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão) e outras organizações já vinham denunciando por aqui no Estado há um bom tempo: trabalho escravo, elite conservadora e impunidade parecem ser uma coisa só no atrasado Maranhão. Onde juiz, ex-prefeito e deputado estadual são flagrados em prática de trabalho escravo. É o Maranhão feudal...

No Fantástico, a matéria especialmente evidencia o caso do juiz Marcelo Baldochi (que aguarda julgamento no Tribunal de Justiça) e do ex-prefeito Antonio Braide. Ambos figuram na lista suja do trabalho escravo no Brasil, feita pelo Ministério do Trabalho. Faltou falar do deputado estadual Antonio Bacelar, correligionário do ministro Carlos Luppi (PDT), e que a Assembléia Legislativa não toma qualquer providencia.

Em destaque a ação dos parceiros de COETRAE (Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo): Milton Teixeira (CDVDH), Nonato Masson (FOREM) e Paula de Ávila (Procuradora do Trabalho). A matéria está no link http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1043933-5598,00-JUIZ+E+ACUSADO+DE+USAR+TRABALHO+ESCRAVO+NO+MARANHAO.html.

Em tempo: morre Dom Paulo
Da CNBB (http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=1159), recebemos confirmação: morreu Dom Paulo Pontes, arcebispo emérito de São Luís. Sofria de fibrose pulmonar. Dom Paulo foi vice-presidente da CNBB entre 1987 e 1991, presidente do Regional Nordeste 1 e Nordeste 5 da CNBB e do Movimento de Educação de Base (MEB).

Nenhum comentário: