quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SOMOS TODOS JOSEMIRO!! ANEL, DCE, Departamento e Centro Acadêmico de Ciências Sociais defendem Casa do Estudante da UFMA


Em greve de fome e acorrentado desde a última terça-feira (26/11), o estudante de Ciências Sociais Josemiro Oliveira clama por uma verdadeira política de assistência estudantil na UFMA.

O aumentado desordenado de vagas na UFMA, sem que isso venha acompanhado de mais professores, melhores condições de ensino e uma efetiva política de assistência estudantil, faz com que, para não abandonarem seus cursos, estudantes, sobretudo os que vêm de outras cidades maranhenses, passem por enormes e constrangedoras dificuldades para se manterem na UFMA.

A falta de estrutura da Casa do Estudante é a mais gritante. O local clama por apoio efetivo da administração superior da UFMA que, ante o protesto de Josemiro Oliveira, cala, ao invés de agir... até quando o reitor Natalino Salgado vai se fazer de desentendido com essa situação?

Como enfatiza o DCE da UFMA o que acorrenta a Universidade é falta de vagas nas casas de estudanes; é a falta de R.U. ampliado e nos campi do interior; é a falta de professores; é falta de laboratório; é A FALTA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL!

Abaixo a nota do Departamento de Ciências Sociais, do Centro Acadêmcio e da ANEL em apoio à Casa do Estudante da UFMA e à luta de Josemiro Oliveira.


                                 Nota de apoio à luta pela Casa de Estudante

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMA se solidariza e dá total apoio à luta dos estudantes em prol de uma assistência estudantil de qualidade. Neste momento, esta luta tem seu auge na greve de fome feita pelo estudante Josemiro Oliveira.

 
A atual administração superior da UFMA, na figura do reitor Natalino Salgado, arbitrariamente tomou a decisão de transformar aquilo que deveria ser uma Casa de Estudante dentro do campus em um local com outra finalidade. A luta em defesa da Casa de Estudante é uma luta histórica, é inclusive um dos motivos que levaram os estudantes a ocupar a Reitoria desta mesma instituição, recentemente.
 
A Administração superior da UFMA não pode negar aos estudantes o direito de ter uma moradia digna e que atenda a atual demanda da Universidade. Só assim cresceremos verdadeiramente com inovação e inclusão social.

Centro Acadêmico de Ciências Sociais, 27/11/2013.


NOTA DE APOIO A LUTA DOS ESTUDANTES DA UFMA
PELA CASA DO ESTUDANTE.
A Chefia do Departamento de Sociologia e Antropologia – DESOC – se solidariza com os estudantes da UFMA, em especial com o aluno de Ciências Sociais, Josemiro Oliveira, na luta em defesa da Casa do Estudante da UFMA, como condição de garantia de permanência desses alunos na Universidade. A Administração Superior da UFMA não pode negar o direito desses alunos de terem uma moradia digna e condições adequadas para desenvolverem os seus estudos.

São Luis, 26 de novembro de 2013
Joana Aparecida Coutinho – Chefe do DESOC
Ilse Gomes Silva – Vice-chefe do DESOC.
 

Todo apoio a luta por residência estudantil na UFMA

Por Micael Carvalho - Executiva Estadual da ANEL - MA

Nesta terça-feira, dia 26 de novembro, moradores das casas de estudante da UFMA iniciaram  um processo de ocupação da atual Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

Em protesto contra as manobras e desmandos praticados por parte da administração superior da Universidade Federal do Maranhão, o estudante do Curso de Ciências Sociais se dispôs a se acorrentar no portão principal do local e fazer greve de fome até que os representantes das casas de estudante sejam recebidos pela reitoria numa reunião a fim de reaver o investimento que antes foi destinado pelo governo federal via ementa parlamentar para a construção da casa dentro do Campus do bacanga.



A casa de estudante é uma história longa na UFMA. Desde 2005 as obras foram iniciadas, sendo que na ocupação de 2007, estava na pauta de reivindicações a construção e entrega da Casa dentro do Campus da UFMA. Não sendo diferente também na última ocupação de reitoria no mês de maio de 2013.

Depois de intensas mobilizações para a entrega imediata  da casa de estudante, a Universidade manobra a finalidade da construção da obra, transformando-a em Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, que foi anunciada no site oficial da UFMA na última segunda-feira (dia 25/11). Segundo a nota, a Pró-Reitoria foi criada para atender as necessidades estudantis dos alunos como: atendimento psicológico, gestão de programas, divisão de ações afirmativas, gestão de projetos, dentre outras atividades.
Sabemos bem a realidade que passa @s estudantes das Universidades Públicas no Brasil. As políticas de Assistência Estudantil não atendem a demanda necessária para o inchaço das universidades, fruto da política irresponsável do Governo Federal quando criou o REUNI e as Reitorias aprovaram  goela a baixo nas respectivas universidades. A criação de uma pró-reitoria não significa nada, se as ações mínimas para garantir a permanência d@ alun@ durante seus estudos não forem garantidas de fato.

A atual administração superior da UFMA já é marcada como uma gestão autoritária e intransigente. As falsas informações alardeadas por essa administração demonstram o quanto que ela se preocupa com os dados, números e estatísticas, esquecendo-se da qualidade da graduação. Por diversas vezes já anunciou a ampliação do Restaurante Universitário, mas até hoje as filas continuam aumentando.



Fazemos um chamado a todos @s estudantes para se incorporar nas lutas em defesa da assistência estudantil de verdade, com qualidade. Queremos casa de estudante em todos os campi das Universidades.

Lutamos por melhorias nessa política tão importante para a formação acadêmico-profissional. Durante a greve nacional da educação em 2012, fomos às ruas junto com estudantes de outras universidades do Brasil reivindicar mais investimentos na área e aumento no valor das bolsas, pois entendemos que a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade perpassa a efetivação de políticas que garantam a permanência d@ estudante na vida acadêmica. Queremos mais investimentos na educação, exigimos 10% do PIB para a Educação pública JÁ e que o investimento no PNAES seja de 2 bilhões, com reajustes das bolsas para um salário mínimo e sem contrapartida!

“Eu quero uma Casa no Campus, JÁ!”
“Assistência Estudantil de Verdade não é Caridade!”

Nenhum comentário: