quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O Maranhão no divã de Igor Lago (III)


Ecos finaliza, nesta terceira parte de três tempos, publicando os textos de Igor Lago. Servem-nos para refletir sobre o Maranhão.
À medida que forem sendo escritos, o blogue publicará os textos, a fim de contribuir para o debate sobre a situação maranhense.
Neste post, leia as anotações do médico e dirigente partidário Igor Lago (PPS), relativas aos momentos de outubro e deste mês de novembro, os DIVÃ MARANHENSE (6 e 7).



DIVÃ MARANHENSE, 7 (novembro-2013)

Apesar da recuperação parcial dos índices de intenção de votos nas pesquisas recentes, a presidente Dilma, apesar de toda a exposição na mídia, praticamente de forma isolada, onipresente, não conseguiu recuperar os índices que sugeriam uma tranquila reeleição. O seu marqueteiro João Santana que se cuide, pois todas as estratégias utilizadas não foram suficientes para, conforme prometera, alcançar em novembro os índices anteriores às manifestações de junho.
Mas isto parece não fazer muita diferença para as duas forças maranhenses que disputam o oficialismo federal, ou seja, o sarneyísmo e os seus dissidentes. Sabem que a influência deste é enorme no processo eleitoral estadual.
Daí todo um esforço midiático dos dois grupos para demonstrar que a presidente Dilma e o PT tem mais apreço por um em detrimento do outro. Uns ligados ao grupo dissidente chegaram a publicar até uma tal solução "salomônica" que uniria o candidato a governador do grupo dissidente e a candidata a senadora do grupo dominante.
As eleições internas do PT - partido disputado que simboliza a concretização do tão cobiçado apoio, parece que terão seu resultado definitivo somente no final do mês, o que dá mais tempo (e combustível) para o imbróglio.
Enquanto isso, além da disputa entre os "donos do Maranhão e os donos da Oposição", há um sentimento que vai se formando, o da necessidade de outras candidaturas oposicionistas. A pré-candidata Eliziane Gama (PPS) já teria ultrapassado o candidato do grupo dissidente do sarneyísmo na cidade de São Luis em recente pesquisa eleitoral, além de melhorar os seus índices no estado.
Outros nomes começam a se apresentar, o que é bom para o debate sobre o Maranhão que merece muito mais que discursos, declaração de intenções, propaganda, falácias e propostas vazias.
Finalizo por aqui pensando no quanto as duas forças devem estar perplexas com o que acontece no país desde ontem, a prisão de alguns dos condenados no processo do Mensalão. O mais importante deles, o novo rico José Dirceu, é amigo de um e guru de outro.
Isto nos anima a acreditar no futuro. O Brasil e o Maranhão precisam mudar, e não somente o Maranhão.

Igor Lago, 16/11/2013.


DIVÃ MARANHENSE, 6 (outubro-2013)
(Ou a informação mal tratada, mal usada e/o abusada)

O modus operandi, ou seja, "o modo de operação " dos dois atuais principais grupos protagonistas da política maranhense é idêntico. Não há uma diferença, sequer pequena, por mais que nos esforçamos em procurar.
O grupo dominante possui um império formado por televisão, rádios e jornal. Além dos seus principais meios, conta com uma rede de "blogs" a divulgar a mesma linha editorial política.
O outro grupo, conta com a simpatia de alguns meios de comunicação como televisão, rádios e jornais, especialmente o famoso Jornal Pequeno, além de uma rede de "blogs" que, no presente ano, aumentou muito em seu número.
Agora mesmo, divulga-se aos quatro cantos da mídia local uma matéria mal feita e com erros grosseiros sobre a política maranhense numa revista nacional de não muito boa reputação (já a conhecemos de 1994 quando o sarneyísmo divulgava a mesma revista com matérias atingindo o então candidato oposicionista Epitácio Cafeteira).
O hilário é que, agora, ocorre justamente o contrário e, como já dissemos, de qualidade questionável, porque começa e termina errando nas primeira e última frases, quando desconhece que o grupo dominante já passou por apertos e desesperos em 1990, 1994, 2002 e, (alguém precisa informar ao autor da matéria ou ao editor da famosa revista) foi derrotado em 2006!
Mas, o mais interessante é que na sua parte final revela o que temos procurado divulgar nesses textos titulados Divã maranhense: a ambiguidade do candidato do grupo dos dissidentes em relação à eleição presidencial, as semelhanças entre este e o grupo dominante, os métodos de fazer a política. E, não devemos esquecer, ambos são da base governista federal e querem tirar os louros da máquina, dos seus programas assistencialistas, etc.
Eis a preciosidade: "Sarney ameaçou sabotar o palanque de Dilma em vários Estados e agora negocia uma solução para o imbróglio. Na quinta-feira, arquitetou-se em Brasília um plano para um acordo capaz de agradar às duas partes. O vice-governador de Estado, Washington Luiz de Oliveira, do PT, trocaria o governo por um assento vitalício no Tribunal de Contas. Assim, Roseana poderia se licenciar para concorrer ao Senado sem o risco de um petista assumir o governo e virar a máquina estadual contra o PMDB. O Palácio do Planalto apoiaria Roseana e tentaria interditar o palanque estadual para Eduardo Campos. O problema é que o PSB de Campos é aliado tradicional do PCdoB e Dino já se comprometeu com o socialista. “Podemos abrir o palanque para todos os aliados que tiverem candidatos à Presidência, inclusive o PT”, diz Dino. A batalha, como se vê, exige uma complexa engenharia política. "
Como? Li direito? Entendi? É mais um erro do jornalista? Estão conchavando um acordão? Flávio governador e Roseana senadora em nome do Brasil e do Maranhão? O presidente da autarquia federal Embratur, cargo de confiança da presidente Dilma (PT), já se comprometeu com o candidato oposicionista Eduardo Campos (PSB)? E o Aécio Neves? Já recebeu o convite para subir no palanque da mudança? Deixará seu PSDB ser apenas um coadjuvante menor nisso tudo?
Desconfio que estas notícias tenham alguma relação com o processo de eleição interna do PT, partido de vários grupos e várias frentes, que vive um processo de disputa que resultará na sua decisão eleitoral para 2014,  e que poderá criar mais problemas ou soluções para o PT nacional, quer dizer, Lula e Dilma.
Bom, nós humildes espectadores, podemos dizer: "Eles que são brancos que se entendam!"
Creio que o Divã está esquentando. Isto significa mais trabalho para Freud e os psicanalistas, ou melhor, para os politiqueiros e a politicalha.

Igor Lago, 27/10/2013.
 

Nenhum comentário: