sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Tem sentido uma CIDADE UNIVERSITÁRIA SEM MORADORES? Leia a carta do GEDMMA em apoio a Josemiro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
GRUPO DE ESTUDOS: DESENVOLVIMENTO, MODERNIDADE E MEIO AMBIENTE
CARTA DE APOIO


O Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Maranhão, apóia a manifestação dos moradores da Residência Universitária da Universidade Federal do Maranhão (REUFMA) em sua demanda conjunta com os moradores das demais residências estudantis e com o DCE/UFMA, pela garantia da destinação original do Prédio da Casa do Estudante na intitulada Cidade Universitária do Bacanga. 

Lembramos que é uma incoerência pretender a existência de uma cidade sem moradia e sem moradores. Lembramos, ainda, que para a pretensão de constituição de uma Universidade de “inclusão social”, em um município que atrai estudantes de todas as regiões do Maranhão, de outros estados e de outros países, a garantia de moradia estudantil de qualidade torna-se um imperativo. Atualmente, as moradias estudantis não conseguem atender à demanda existente e estão localizadas em lugares distantes da Universidade e sujeitos aos graves problemas de segurança pública que acometem São Luís.

Assim, apoiamos também o bolsista de iniciação científica Josemiro Ferreira Oliveira que, sendo membro do GEDMMA é morador da REUFMA, encontra-se em greve de fome e acorrentado ao prédio originalmente destinado à Casa do Estudante. Josemiro é um caso exemplar de estudante que somente pode continuar seus estudos graças à disponibilização de moradia estudantil e bolsa de iniciação científica, pois, sendo filho de família camponesa, rica em conhecimentos e disposição para o trabalho, não é monetarizada o suficiente para manter seus filhos estudando fora de seu município. 

O grande esforço, sempre bem sucedido, para superação das dificuldades advindas de uma formação realizada em deficientes escolas públicas é uma das marcas da atuação do estudante no curso de Ciências Sociais. Seu compromisso com o conhecimento e seu altruísmo na relação com os colegas pode ser comprovada em sua atitude radical em disponibilizar-se a realizar uma greve de fome, que não visa obtenção de qualquer privilégio ou ganho pessoal, mas a garantia de moradia estudantil de qualidade e seguras para futuras gerações de estudantes.  

Por fim, além de expressar seu apoio a Josemiro e aos estudantes da REUFMA, o GEDMMA conclama a Reitoria da Universidade a abrir o diálogo com os estudantes, o mais urgentemente possível, procurando evitar a vulnerabilização dos estudantes em casas estudantis no Centro de São Luís e que se agrave o estado de saúde de Josemiro, que passou a ser responsabilidade da gestão superior da UFMA quando de modo intempestivo mudou a finalidade da obra da Residência Estudantil gerando insatisfação da comunidade acadêmica.

São Luís, 28 de novembro de 2013.

Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente
Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior
Madian de Jesus Frazão Pereira
Bartolomeu Rodrigues Mendonça
Coordenadores

Nenhum comentário: