terça-feira, 26 de novembro de 2013

O Maranhão no divã de Igor Lago (II)


Ecos continua, nesta segunda parte de três tempos, publicando os textos de Igor Lago. Servem-nos para refletir sobre o Maranhão. Leia abaixo as anotações do médico e dirigente partidário Igor Lago (PPS), relativas aos momentos de setembro e outubro, as quais chamou de DIVÃ MARANHENSE (3, 4 e 5)

DIVÃ MARANHENSE, 5 (outubro-2013)


As mais recentes pesquisas eleitorais (incluindo a divulgada hoje pelo IBOPE) mostram uma recuperação parcial da presidente Dilma após as manifestações de junho.

Apesar de não ter feito nada, absolutamente nada (exceto muito marketing e uso e abuso de sua presença na mídia) em resposta às causas que motivaram aquelas, os seus índices de intenção de votos melhoraram nas pesquisas, mas sem chegar ao patamar anterior que garantia a tranquila reeleição.

Isto prolonga a sessão no divã maranhense dos grupos sarneyístas e os seus dissidentes. A rigor, como se trata de Maranhão, ambos os grupos querem o mel, isto é, o peso do oficialismo federal.

Fortalecido pelo Bolsa Família e outros programas como o Minha Casa e, agora, o Mais Médicos, o assistencialismo, como sempre, poderá alcançar mais da metade do eleitorado maranhense. Quem estiver patrocinado por este leva as vantagens eleitorais e, principalmente, o voto.

Daí a luta a foice e martelo entre estes dois grupos, ambos da base aliada do governo federal, que querem o mel, os louros e outras coisinhas a mais.

O grupo dos dissidentes do sarneyísmo, representado pelos senhores Zé Reinaldo e Flávio Dino, está fazendo de tudo para obter esse apoio, que considera a extrema benção ( uma verdadeira nomeação) para as eleições. E fica a ludibriar os partidários dos presidenciáveis oposicionistas Aécio Neves(PSDB) e Eduardo Campos(PSB-REDE).

Assim, pensa em ter todos os palanques, o oficialista e o dos oposicionistas, com o único objetivo de desestimular qualquer outra candidatura oposicionista a governador que só tem a contribuir para o debate.

E, como esta possibilidade se torna cada vez mais real, apelam para todo tipo de pressão, de inibição, de promessas de formação de chapas proporcionais vantajosas, etc.

Em quem esse grupo votará? - O seu João e a dona Maria sabem tanto quanto nós: Na Dilma! Alguém duvida?

Mas, em compensação, prometem oferecer o palanque, timidamente, aos outros presidenciáveis, caso estes venham na campanha eleitoral.

Resta saber se aceitarão exercer o papel de enganados?

Nós, eleitores livres e independentes desse oficialismo, não podemos permanecer assistindo ao divã.

Temos de levantar as bandeiras da verdadeira mudança no Maranhão e no Brasil.


Igor Lago, 24/10/2013.



DIVÃ MARANHENSE, 4 (outubro-2013)

Se Sigmund Freud ressuscitasse e fosse chamado a comentar o quadro político e eleitoral maranhense, talvez diria a um pré-candidato a governador: "Quem quer ter muitas namoradas, acaba ficando sem nenhuma!";

Se Lavrently Beria ressuscitasse e fosse chamado a comentar o quadro midiático ludovicense, talvez diria a um tarefeiro que cultiva a personalidade de seu chefe: "Tudo tem um limite. Stálin se foi em março de 1953, eu, em dezembro do mesmo ano!".

É impressionante. Parece que a esperteza é a maior das virtudes (se é que se pode considerá-la assim!) dos novos protagonistas de uma certa oposição maranhense.

Os dissidentes do sarneyísmo creem na possibilidade de ter todos os palanques presidenciáveis no Maranhão. De Lula-Dilma, Campos-Marina e Aécio-Serra e, se der, até os do PSOL, PSTU e PCB.
Assim, não sobrará nem para o sarneyísmo...

Isto, em jogo, chama-se W.O. ou walkover, a vitória fácil, na qual um dos competidores não pode competir.

Mas, a política não é jogo, apesar de estar muito parecida ou pior que muitos jogos que vemos por aí.
E, quando a coisa parece sair de controle, se revelam piores que aqueles que combatem.
É o que estamos assistindo por nossas plagas tupiniquins e midiáticas.

Igor Lago, 23/10/2013.


DIVÃ MARANHENSE, 3 (setembro-2013)



Nova pesquisa presidencial Ibope mostra recuperação da presidente Dilma em comparação à pesquisa de julho:

Dilma alcança 37-38% versus 32-31%, a soma dos demais candidatos oposicionistas.

30-31% dos pesquisados ainda não tem candidato.

E as forças políticas maranhenses?

Permanecerão no divã?

Refiro-me, especificamente, às que pertencem ao grupo dominante, o sarneyísmo, e às que pertencem ao grupo dissidente deste, o sarneyísmo sem bigode, representado pelos senhores Zé Reinaldo Tavares e Flávio Dino.
No Maranhão, nas últimas eleições, Lula e Dilma tiveram 70-80% dos votos, o que mostra a força do oficialismo federal no nosso atrasado e empobrecido estado que é influenciado por programas assistencialistas, como o Bolsa Família.
Qual deles vai querer se desprender do oficialismo federal?
Os dois querem os mimos de campanha eleitoral mas, qual será o preferido e qual será o preterido?
Para aqueles que, como eu, torcem por uma mudança de ciclo político nacional, por achar que esse modelo já esgotou-se por si mesmo, além de vulgarizar as nossas instituições e proporcionar o aumento da corrupção, corroendo, assim, a nossa democracia (lembremos o Mensalão que, por sinal, estas duas forças jamais se manifestam e opinam, pelo menos, publicamente), 2014 será a mãe de todas as batalhas pela democracia brasileira, nessa fase da República.

Valerá a pena participar!

Igor Lago, 26/09/2013.
 

Nenhum comentário: