quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Artigo Wagner Baldez: A SAÚDE MUDOU - O QUE ERA SONHO AGORA É PESADELO!




Wagner Baldez (*)


Advertia-nos Sidney Milhomem – de modo espirituoso -, “que por mais sabido que sejamos temos sempre um minuto de besta”. Justamente é o que supomos acontecer com o secretário Murad quando trata de saúde pública, no artigo de sua autoria: “A saúde mudou: o que era sonho, agora é realidade”.
É bem provável que a afirmação não passe de um estado de devaneio; aliás, presente nas suas inúmeras declarações. Basta relembrarmos a questão da poluição de nossas praias, quando afirmara extinto tal perigo, o que não passou de um procedimento irresponsável, ao ponto de comprometer a saúde dos banhistas, sobretudo, os incautos.
Se é fato consumado que a propalada “realidade” vem de acontecer, limita-se ao âmbito das famílias Murad, Sarney e íntimos correligionários: isso porque até a presente data o maranhense não experimentou desse salutar benefício!
Pela ótica como o secretário trata citado problema, dando como solução a construção de hospitais, não passa de mera infantilidade. E sabe lá se tais estabelecimentos – propagandeados pelo secretário – possuem os requisitos exigidos para legitimá-los dessa forma!
Partindo da premissa de que “a água é um dos valores fundamentais da vida”, sem ela nenhum ser neste planeta sobreviverá, então como podemos aceitar como verdade as afirmações feitas pelo Sr. Murad, sabendo-se que na própria capital do seu estado, a falta d’água vem ocorrendo há décadas?! Quanto a esta situação, aliás, crônica, alertamos essa autoridade se achar preste a esgotar o prazo ultimado pela “governadora” à respeito de sua demissão, caso o fornecimento do precioso líquido não fosse resolvido, definitivamente!
Torna-se necessário ao secretário tomar conhecimento que uma questão da mais vasta complexidade – tratando-se da saúde pública – não se restringe unicamente a um setor básico, como queira entender. Mais do que isso, depende de um conjunto de fatores, tais como: educação sanitária, moradia digna, renda, lazer, alimentação adequada, saneamento público, medicina preventiva, os quais estruturalmente articulados forneçam as necessárias condições objetivas para que a saúde se torne uma realidade, isenta de qualquer questionamento…
O que se deduz do seu artigo é a notória preocupação em promover ou valorizar a ação da gestora estadual. Ao invés dele abordar qual a forma da saúde haver mudado de sonho para realidade, ele, propositadamente, omitiu dita particularidade, procurando fazer apologia da construção do hospital de Água Doce, como se citada localidade fosse o próprio estado por inteiro. Ideia esta bastante salgada para o apurado paladar de nossa gente.
Será que o secretário deixou de assistir o documentário exibido pelo Globo Repórter nessa penúltima sexta-feira, denunciando o precário sistema de saúde do estado do Maranhão?!
A divulgação da matéria se constitui numa verdadeira desmoralizão para o governo, já que recentemente o titular da pasta – Dr. Murad – blasonara que a saúde em nossa terra mudou de sonho para realidade!…
Porém, o mais importante no documentário é que o país tomou conhecimento do que de mais degradante vem acontecendo no Maranhão, sob a dinastia dos Sarneys!!!


(*) Wagner Baldez - Funcionário Público Aposentado, é membro da Comitê de Defesa da Ilha e fundador do Instituto Maria Aragão. Integra a Direção Estadual do PSOL/MA.

Nenhum comentário: