terça-feira, 16 de junho de 2015

Greve de Fome no INCRA/MA - APRUMA: em defesa da vida, todo apoio à luta de quilombolas, indígenas e camponeses em greve de fome


A APRUMA - seção sindical do ANDES-Sindica Nacional manifesta todo apoio e solidariedade à luta dos quilombos, indígenas e camponeses acampados na sede do INCRA, em São Luis-MA, desde o dia 8 de junho de 2015. Nesse período, 25 trabalhadores e trabalhadoras entraram em greve de fome. No momento, por recomendação médica, somente 9(nove) trabalhadores permanecem privados de alimentos.

Esse ato de extrema coragem que coloca em risco suas próprias vidas ocorre em resposta ao descaso do Estado brasileiro com a situação dos povos tradicionais que lutam pela titulação dos seus territórios. Em 2011,  dois padres da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e 17 qulombolas ameaçados de morte fizeram greve de fome por 36 horas pelo mesmo motivo. O governo do estado do Maranhão, na época governadora Roseana Sarney, e o governo federal se comprometeram em agilizar a titulação dos territórios e garantir melhoria nas condições de vida das comunidades, porém, até a presente data, os compromissos não foram cumpridos.

Somamo-nos a esse movimento, exigindo cumprimento do artigo 68 das disposições transitórias da Constituição de 1988, que reconhece às comunidades quilombolas a propriedade definitiva dos seus territórios, assim como a retirada de todas as medidas provisórias e projetos de lei que ameaçam os territórios quilombolas, indígenas e camponeses. Em defesa da vida!






Nenhum comentário: