terça-feira, 16 de junho de 2015

Greve de Fome no INCRA/MA - Gepolis e Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais também apoiam grevistas



MOÇÃO DE APOIO AO MOQUIBOM E GREVISTAS DE FOME

O Grupo de Estudos de Política, Lutas Sociais e Ideologias (GEPOLIS) e o Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais manifestam seu apoio à luta do Movimento dos Quilombolas do Maranhão. 
O Maranhão é um estado cheio de contrastes, profundamente desigual e de acirrados conflitos de classes. Abriga em seu território grandes empresas que representam o capital internacional e os modernos processos de exploração da força de trabalho, tanto na área industrial quanto do agronegócio.
São essas empresas que financiam pistoleiros para assassinarem lideranças que ousam resistirem ao poder do capital, que submetem comunidades inteiras a viverem sob a ameaça de perderem suas terras, que usam seu poder econômico e político para impedir que os governos reconheçam o direito de comunidades quilombolas e indígenas viverem em seus legítimos territórios. 
Denunciamos e repudiamos a posição do governo federal de compactuar com o genocídio dos quilombolas e indígenas, ao não garantir a demarcação de suas terras e a proteção contra da ação dos latifundiários.
Consideramos inadmissível que, em pleno século XXI, negros e índios coloquem suas vidas em risco como a greve de fome para que o Estado atenda seus direitos.
Não podemos nos calar frente a tão grande afronta: 08 pessoas colocam suas vidas em risco (como já fizeram seus ancestrais) para que seus direitos sejam garantidos. Depois de 06 dias privando o seu corpo de alimento para que as autoridades se deem conta de sua existência. 
Somamo-nos à luta dos Quilombolas e dos Indígenas do Maranhão, na luta pela terra, pela dignidade, pela vida. 

Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais (OPPLS)
Grupo de Estudos de Lutas Sociais e Ideologias (GEPOLIS)

Nenhum comentário: