segunda-feira, 15 de junho de 2015

Greve de Fome no INCRA/MA - Pedagogia da Terra: A luta dos acampados no INCRA/MA também é nossa!


NOTA DE APOIO À OCUPAÇÃO DO INCRA – ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA TERRA – PRONERA/UFMA

Nós, alunos camponeses e quilombolas do curso de Pedagogia da Terra/ PRONERA/ UFMA, lançamos o nosso apoio aos companheiros índios Gamela, sem terras, quilombolas e aos camponeses da área extrativista Tauá-Mirim que estão ocupando o INCRA.
Pelo cumprimento do artigo 68 do Ato das Disposições transitórias da Constituição Federal de 1988, que reconhece às comunidades quilombolas a propriedade definitiva dos seus territórios, e pela criação da Reserva Extrativista Tauá-Mirim. Pelo respeito às nossas terras, de onde retiramos nosso sustento e produzimos nossa vida, cultura e nossos conhecimentos e em defesa dos direitos humanos.
Posicionamo-nos também contra a truculência do Estado e das empresas privadas e a ação violenta da polícia para com nossos companheiros, quando o que buscam é apenas defender suas próprias vidas, pois a terra é a nossa vida. E é, de fato, revoltante que nossos companheiros necessitem passar fome para terem, ao menos, suas reivindicações ouvidas, e repudiamos a mídia oficial que insiste em não dar espaço para divulgação desta luta. Padecemos desta mesma desconsideração, companheiros, por isso não podemos deixar de oferecer a vocês nosso apoio. A luta de vocês também é nossa!
Não podemos estar fisicamente presente nessa ocupação em virtude das nossas aulas no curso de Pedagogia da Terra em Bacabal, lugar que também é de luta, pois é aqui onde buscamos nos preparar teoricamente para sermos intelectuais orgânicos e podermos contribuir cada vez mais ao projeto de construção da reforma agrária e de uma sociedade sem classes, porém nossas mentes e corações se somam a vocês neste momento, companheiros. Zumbi e Dandara vivem em nós! Pátria Livre venceremos!

Nenhum comentário: