quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Novo Ê-Maranhão já Net

Boletim Eletrônico do Projeto “Nós de Rede”. 00 - 09/Set/2010

TRIBUNAL POPULAR DO JUDICIÁRIO
TJ impõe pena de censura a juiz que não residia em comarca e ainda dava aulas em São Luís

O juiz Thales Ribeiro de Andrade teve pena de censura importa pelo Tribunal de Justiça do Maranhão por atuar como professor universitário, em São Luís/MA, durante um ano, sem o consentimento e autorização da corte. No período, o magistrado já morava em Dom Pedro/MA, o que contraria a Lei Orgânica da Magistratura Nacional-LOMAN.

BLOGUE RICO CHORO
Não roubarás - vem aí o site "O Sétimo Mandamento"

Boa notícia: controle social das eleições no Maranhão. Solenidade de lançamento do site "Sétimo Mandamento", no dia 13 de setembro (segunda-feira), às 16 horas, na sede da OAB, no Calhau.

BLOGUE DE ZEMA RIBEIRO
"O corpo é a casa da alma"

Homenagem do blogue de Zema Ribeiro ao saudoso Antonio Vieira.

ARTIGO - LUIS ANTÔNIO SIMAS
Morre o Moto

Recebi hoje a confirmação de uma notícia lamentável. O Moto Club de São Luís, um dos principais clubes do Maranhão, dono de imensa torcida, encerrou as atividades no futebol profissional (...).

Morre o Moto como pode morrer a Casa das Minas, venerável matriz da religiosidade afro-maranhense.

ARTIGO - SILVIO BEMBEM
Vamos todos votar contra a oligarquia

O Maranhão, estado localizado na região Nordeste, tem 6.367.138 habitantes. É o quarto estado mais rico em Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, mas com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Um dos estados mais pobres do Brasil, tem sido governador sistematicamente por estruturas oligárquicas que, com o apoio do poder federal, vêm mantendo a região em uma situação de atraso, dependência e curral eleitoral. Os últimos 60 anos de vida política no Maranhão foram marcados por duas dinastias: a de Vitorino Freire (194 a 1965) – que desenvolveu relações patrimonialistas – e a de José Sarney (1966 aos dias atuais), que exerce o mandonismo local. É a mais antiga oligarquia do Brasil no poder.

Nenhum comentário: