quarta-feira, 18 de junho de 2014

Camarão seco: Luís Pedrosa ocupa espaço de Eliziane Gama e será terceira via das eleições

Pedrosa 1 679x1024 Luís Pedrosa ocupa espaço de Eliziane Gama e será terceira via das eleições

"Até o próximo dia 30 de junho, os partidos políticos vão realizar suas convenções eleitorais para definir os nomes dos candidatos aos cargos que vão estar em disputa nas eleições de outubro. Para muitos, a eleição será uma espécie de plebiscito. Para outros, o maniqueísmo reducionista apenas favorece o discurso oposicionista oportunista – e já sem efeito – da “mudança”.

Mas a maioria das previsões parece estar furada. Nas convenções que acontecem neste sábado (14), pelo menos dois partidos devem lançar candidaturas para o Governo do Estado: o PPL lançará o médico Zé Luís Lago e o PSOL confirmará que a disputa ao cargo majoritário terá a liderança do advogado Luís Antônio Pedrosa.

Pedrosa está sendo apontado pelos analistas políticos como a terceira via necessária para o bom andamento de um processo eleitoral. Ele, naturalmente parece que ocupará o lugar de Eliziane Gama, do PPS, que se deixou ludibriar pelas promessas de Flávio Dino e foi cooptada pelo comunista.

Eliziane perdeu brilho próprio e seus partidários ficaram órfãos, sem opção de voto alternativo. Mas há luz no fim do túnel com a candidatura de Luís Antônio Pedrosa, nome com uma vida inteira de militância na área de Direitos Humanos. A opção por Pedrosa oferece uma chance àqueles que não votam na esquerda caviar, bem-vinda aos interesses de abastados escritórios de advocacia do Maranhão. A coerência ideológica do Dr. Pedrosa é tudo o que falta ao seu colega de profissão, o advogado Flávio Dino.
Dino promete “mudar” a política do Maranhão, mas se alia a políticos envolvidos em inquéritos e investigações policiais e de instituições que atuam contra a corrupção – a exemplo de Weverton Rocha, Cleomar Tema, entre tantos outros. Pedrosa também tem sido um lúcido observador das pasmaceiras emitidas por Flávio Dino. Em post numa rede social, nesta sexta-feira (13), afirmou:

"Adianta pouco centrar o debate da austeridade na Casa de Veraneio do Governo, esquecendo o financiamento privado”.

A crítica tem endereço certo: Dino e suas falácias tresloucadas, como a da proposta recente e vender a Casa de Veraneio do Governo do Estado pelo preço estratosférico de R$ 20 milhões de reais – valor, aliás, nunca visto em imóveis na capital maranhense e cujos renomados corretores julgam jamais conseguir por aqui.

Há algumas semanas, Pedrosa já havia criticado o comunista que divulgava notícias falaciosas contra o seu adversário Lobão Filho na ânsia de afastá-lo da corrida eleitoral. Opinou:
A justiça não condenou Edinho Lobão como ficha suja (…). Para que se considerem fichas sujas os processos precisam transitar em julgado com decisão de órgão colegiado (…). Época de campanha um grupo ataca o outro. O defeito de um está no olho do outro. É a velha política”.


Para quem ser arvora de defender a “mudança” e o “novo”, mostrar, com argumento convincente, de que se trata de “velha política” certas práticas comuns da oposição reinaldo-dinista é um tapa na cara dos inchados partidários do projeto comunista de poder. Luís Antônio Pedrosa é uma fresta de luz em um cenário que se apresenta dicotômico. E pode ser uma surpresa nas eleições de outubro".


Em tempo: A candidatura de Luís Antonio Pedrosa (PSOL) é uma terceira via com conteúdo de esquerda. Não ilude que estamos numa era pós-Sarney e nem engana o eleitor buscando dar verniz de esquerda a velhas raposas da oligarquia, que agora se colocam como oposição - configurando ser, na verdade, mais uma dissidência intra-oligárquica.
               A candidatura de Pedrosa em nada é semelhante à elaboração do Partido Trabalhista inglês e seu líder, Tony Blair, ou a suas versões no Brasil que tentaram personificá-la: Garotinho e Ciro Gomes (2002), Cristóvão Buarque (2006) e Marina Silva (2010). Muito menos, no Maranhão, com a tese do "para além do Sarney x antissarney", se parece com a candidatura "terceira via" pretendida por Flávio Dino, em 2010, e que Eliziane Gama e Hilton Gonçalo não passaram de um ensaio para este ano de 2014.
                       Nem neoliberalismo tucano, nem social-neoliberalismo do condomínio que reúne PMDB-PT-PSB-PCdoB. Eis a terceira via de esquerda!

Um comentário:

Anônimo disse...

@Gledson_ma, TOMARA, eu como dirigente do "hora" coletivo REDE SUSTENTABILIDADE defendi sem qualquer sucesso uma aliança entre REDE, e dos partidos PPS e PSOL eu com base em pesquisas entendia que o carisma de Eliziane e a firmeza e coerência de Pedrosa poderíamos ter PELA PRIMEIRA vez uma chapa fora da oligarquia com chances de ganhar o pleito digo fora por que o grupo capitaneado pelo Dtr Flávio Dino é um grupo apenas dissidente da oligarquia lamentei muito o que eu considero um erro tático do PSOL