quinta-feira, 26 de maio de 2011

Debate sobre "eleições" na UFMA, enfim, extrapola muros da universidade


Com a veiculação da matéria da Rede Globo sobre a situação do laboratório do curso de Farmácia, a eleição para reitor da UFMA escapou ao controle da administração superior. Isso mesmo: perdeu-se o absoluto controle.

Ao antecipar o processo de consulta, o reitor Natalino objetivou interditar o debate sobre sua gestão. Ao espremer a campanha em parcos dias, buscou diminuir ao máximo a necessidade de esclarecimento de vários pontos em torno de sua administração, a exemplo desse que a Globo traz à tona.

O fato é que, numa turma de 40 a 50 alunos, o que se tem hoje em média nas salas da UFMA, 100% tem email, outros mais de 50% tem facebook/msn/orkut, todos acessam a internet ao menos uma vez na semana. Concluo isso aleatoriamente, a partir da realidade com a qual interajo. Todos os professores também estão nessa mesma situação. Ou seja, a comunidade acadêmica é expressão de um setor da sociedade com amplo acesso digital, raras exceções.

Assim, o debate que se pretendia interditado, ao ganhar a blogosfera pela repercussão da matéria da Rede Globo, cria um fato de impoderabilidade na eleição: pode não dar em nada, pode desequilibrar o favoritismo de Natalino. A primeira hipótese parece descartada, do contrário, o reitor não se apressaria a publicar um nota de repúdio à matéria da televisão no saite da UFMA. Certo é que, não fosse a greve dos motoristas, a coisa estaria pegando fogo à vista, não estaria nesse "fogo de monturo" ao qual intuímos hoje. 

Abaixo, a repercussão da "eleição" da UFMA na blogosfera maranhense:


Blog du Bois

Reportagem do Jornal da Globo desequilibra eleição na UFMA

    O reitor da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Natalino Salgado Filho, sofreu um revés na sua campanha à reeleição. Na segunda reportagem da série "Universidade - a chave do futuro", do Jornal da Globo, as mazelas da administração de Salgado foram mostrada em nível nacional. O viés autoritário do reitor também emergiu no tratamento com o repórter da Globo, Rodrigo Alvarez, alunos e professores.(leia mais)

Marrapa.com



Em reportagem exibida na noite de ontem, o Jornal da Globo denunciou os graves problemas estruturais enfrentados pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A matéria exibida faz parte da série: Universidade – a chave do futuro. Nela, o reitor desautoriza que a equipe de televisão mostre as instalações do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, fechado há dez anos.
O jornal também denunciou a situação caótica do prédio do curso de Farmácia, instalado no Centro Histórico de São Luís.
Veja o vídeo:
Blogue do César Bello:


VOTE EM NATALINO E GANHE UM SALGADO

As eleições na Universidade Federal do Maranhão despertaram o interesse da  mídia. Até a poderosa Rede Globo resolveu mostrar o sucateamento do laboratório do Curso de Farmácia.

Blog do EdWilson:

COMUNISTAS COM NATALINO SALGADO NA UFMA

Dirigentes, militantes e o ex-deputado federal Flavio Dino vestiram a camisa e estão a todo vapor na campanha à reeleição do reitor da UFMA Natalino Salgado.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), onde os comunistas são fortes, oficializou o apoio ao reitor.  Os comunistas estão com Salgado desde a eleição de 2007, quando a oposição era liderada pelo professor Francisco Gonçalves, protagonista da esquerda no Maranhão.

Na eleição de 2011 Natalino tem duas adversárias: Sirliane Paiva e Claudia Durans. Paiva foi ativa militante do movimento estudantil nos anos 80. Durans é expoente do PSTU. Ambas queixam-se do tempo curto da campanha e da falta de debate para confrontar propostas com o reitor. A Associação dos Professores da UFMA organizou um debate, no início da semana, mas Natalino Salgado não compareceu.

A consulta à comunidade universitária é dia 31 de maio.


Vias de Fato:

Eleição na UFMA: P-SOL apóia Sirliane e Claudia Durans

E-mailImprimir



Uma vez mais a UFMA passa por eleições para a reitoria. Uma vez mais dois blocos se articulam em posições antagônicas. (leia mais)

Nenhum comentário: