sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quando você for brindar à rainha da Inglaterra, preste atenção, para não fazer como o Obama!


Blog do Noblat: O brinde constrangedor de Obama

Lucas Hackradt, ÉPOCA

"Não deve ter sido intencional. Ou pelo menos não foi o que pareceu, mas o presidente americano, Barack Obama, cometeu uma das maiores gafes que poderia durante um jantar no Palácio de Buckingham, Londres, em sua visita à Inglaterra.
A orquestra real e o presidente claramente não estavam em sincronia, o que acabou rendendo um momento bastante constrangedor.
Tudo começou quando Obama pediu aos convidados que se pusessem em pé para que ele brindasse à rainha da Inglaterra.
“Senhoras e senhores, por favor fiquem em pé e levantem seus copos junto comigo para que eu faça este brinde a Sua Majestade, a Rainha”, disse Obama.
Nesse momento, o presidente para seu discurso intencionalmente. Sem saber que haveria uma continuidade, a orquestra real, como de praxe, entoou o hino “God Save the Queen” (“Deus salve a Rainha”, em inglês).
Quebrando todos os protocolos, Obama continuou seu discurso por cima do hino, o que só por si já é considerado uma falta de educação. O momento de execução da música, principalmente perante a rainha Elizabeth II, é um momento de reverência.
“À vitalidade da relação especial entre nossos povos e às palavras de (William) Shakespeare a esse reino abençoado, a esta terra, à Inglaterra…” E então o presidente finalizou: “à Rainha!”, e levantou seu copo, como se faz tradicionalmente durante um brinde.
Segundos de constrangimento se seguem, enquanto o presidente, de copo levantado, não é acompanhado por ninguém. A situação piora quando se percebe que a rainha ignora-o completamente e dá apenas um rápido sorriso de volta.
Obama retorna seu copo à mesa e aguarda. God Save the Queen termina e, imediatamente, todos os presentes levantam seus copos – Barack Obama acompanha – e brindam à monarca.
O comentarista político americano da rede de TV ABC Jake Tapper, escreveu: “pareceu um daqueles momentos durante a cerimônia de entrega do Oscar quando o ganhador do prêmio de Melhor Roteiro estende demais seu discurso e a orquestra tenta tirá-lo do palco”.
Confira, abaixo, o vídeo da gafe e tire suas próprias conclusões."


Nenhum comentário: