sexta-feira, 27 de maio de 2011

PSOL: Todo apoio à greve dos trabalhadores do transporte público urbano de São Luís


Desde o dia 23 deste mês, a população de São Luís tem sofrido os transtornos em decorrência da falta de ônibus na cidade. Culpa dos trabalhadores que estão em greve? Não, culpa dos empresários de transporte que se negam a atender às reivindicações dos trabalhadores por aumento salarial e no ticket-alimentação, redução da jornada de trabalho, pagamento de 100% das horas extras e inclusão de um dependente no plano de saúde.
Todos os dias centenas de trabalhadores e estudantes que dependem do transporte público de São Luís amargam ônibus superlotados, velhos, sem menor condição de acessibilidade e com motoristas e cobradores que tem que se virar nos trinta para não chegar atrasados nas garagens, em meio a um trânsito saturado e caótico. Muitas vezes esses motoristas são obrigados a pagar por peças quebradas e cobradores pagam por assaltos aos coletivos, como se o problema dos buracos, falta de manutenção e insegurança fossem responsabilidade dos trabalhadores.
O TRT-MA ao determinar que 80% da frota continuasse circulando no período da greve posicionou-se claramente ao lado dos empresários, pois esse é o percentual que roda no horário normal.
A justiça decretou a greve ilegal e abusiva. Mas o que dizer sobre os abusos cometidos contra os trabalhadores do transporte público de São Luís? Abusiva, sem dúvida, é a inflexibilidade do SET em não atender às reivindicações de motoristas e cobradores.
Tendo contra si a justiça e a grande mídia que coloca a população contra os trabalhadores, resta aos movimentos sociais, partidos políticos de esquerda e à população em geral, que depende e sofre com a precariedade do transporte público cercar de apoio e solidariedade a luta dos rodoviários de São Luís.
De nossa parte, prestamos apoio incondicional à greve dos trabalhadores do transporte público e defendemos o atendimento da pauta de reivindicação da categoria.
RESPEITO À LIBERDADE SINDICAL, AO DIREITO DE GREVE E À NÃO CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!

São Luís, 26 de maio de 2011.
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - PSOL

Nenhum comentário: