quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Conferência Estadual de Comunicação deu certo, apesar da tentativa de boicote do Governo Roseana

Terminou hoje a Conferência Estadual de Comunicação, sob coordenação da Secretaria de Comunicação do Governo do Maranhão (SECOM) e um conjunto de organizações da sociedade civil e de representação empresarial.

Como de esperar, o Governo biônico de tudo fez para inviabilizar a conferência:

1. limitou o que pôde o orçamento para a realização da conferência (comprometendo a mobilização pelas diversas regiões do estado e o não-financiamento das passagens de deslocamento dos participantes do interior do estado);

2. arrastou-se nos prazos de publicação do edital de convocação da conferência;

3. manipulou a composição da comissão organizadora, desrespeitando acordo com as entidades das organizaçoes da sociedade civil, impondo três entidades (ACLEM, Sindicato dos Radialistas e Sindicato dos Jornalistas) e duas representações dos empresários (ABERT e AMART) à cota das organizações da sociedade civil;

4. definiu o
mauzoléu de Sarney para sediar a conferência (é como se dissesse: aqui é nosso Convento das Mercês; nele e na mídia maranhense, quem manda é o Sarney);

5. abriu as inscrições às vésperas da conferência, dificultando o processo de participação;

6. Bloqueou os painéis e mesas de discussão em torno da temática regional, priorizando somente a temática nacional;

7. Não viabilizou qualquer divulgação em rádios e TV que convocassem os interessados para a conferência.

Deu com os burros n´água, ante a forte determinação de organizações como Matraca, Intervozes-MA, Abraço-MA, Rádio Conquista, CUT, Departamento de Comunicação da UFMA, ONG Formação, Laboratório de Internacional de Mídia Livre, dentre outros, empenhados em realizar a Conferência Estadual.

Como ficaria feio não fazer e ver acontecer a Conferência à revelia do Governo Estadual, convocada e bancada pela Comissão Nacional (a exemplo do que ocorreu em dois outros estados), a SECOM reavaliou e decidiu convocar a Conferência. Assim, disputando-a por dentro.

A Conferência é um marco histórico. Convocada pelo Governo Federal, pretende ser um passo rumo à construção de políticas democratizantes para as políticas de comunicação no País. Boicotada por empresários e pelo próprio ministro das Comunicações, Hélio Costa (dono de emissoras de TV Globo em Minas Gerais), coube ao ministro Secretário Geral da Presidência, Luiz Dulci, e a Franklin Martins, ministro da SECOM, bancar o processo de realização da conferência nacional.

A etapa nacional será nos dias 17 e 18 de dezembro. Abaixo, confira vídeo "Levante a sua voz", de Pedro Ekman, produzido pelo Intervozes, que mostra como esse é um debate prioritário para os que pretende fazer valer o Direito Humano à Comunicação.

Intervozes - Levante sua voz from Pedro Ekman on Vimeo.

Nenhum comentário: