quarta-feira, 25 de novembro de 2009

500 mil brasileiros serão atigindos por câncer em 2010

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), através do estudo "Incidência do câncer no Brasil", estima que 489.270 brasileiros desenvolverão algum tipo de câncer no ano que vem.

O INCA lista 11 tipos mais comuns, destacando entre os que mais atingirão os brasileiros o de intestino - cólon e reto - (56 mil novos casos) e o câncer no pulmão (55 mil casos).

"Na última versão da pesquisa, válida para 2008 e 2009, a previsão era de 467 mil novos casos por ano. O número real não é conhecido pela inexistência de um sistema nacional de registro da doença -atualmente, apenas 20 cidades brasileiras têm um mecanismo confiável de monitoramento", informa Denise Menchen, na Folha de São Paulo de hoje (aqui, só para assinantes).

No Estado e em São Luís não há um sistema de monitoramento da incidência de câncer entre os maranhenses.

"Hoje, o SUS conta com 294 unidades credenciadas para o tratamento de câncer. Em média, cada uma é capaz de cuidar de cerca de mil pessoas", completa Menchen.

O Estado de São Paulo também destaca os números do INCA: "No total, dois em cada mil brasileiros terão algum tipo de câncer em 2010. (...) 52% atingirão mulheres e 48%, homens." Confira aqui.

Nenhum comentário: