segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Artigo definido: Jhonatan Almada

Jhonatan Almada destacou-se na equipe do Prof. Raimundo Palhano quando na presidência do IMESC, no governo Jackson Lago. Como técnico, participou da elaboração do Plano Plurianual (PPA) e de outras ações que o instituto traçava para redimensionar o planejamento do Estado.

No seu blogue, tem se dedicado a acompanhar os programas "lançados" pelo governo biônico de Roseana Sarney. Mostra como muitos dos "Vivas" - sem esse verniz marquetológico - já estavam traçados pela gestão anterior. Esse talvez tenha sido um dos erros da gestão, deixar para o segundo biênio do mandato o que já podia ter sido feito antes.

Jhonatan cumpre o papel que legitimamento deveria ser dos ex-secretários. Os próprios gestores anteriores desmontando os factóides atuais da oligarquia. Mas parece que boa parte (e aqui tomo o cuidado para não generalizar a todos) só faz política quando da montagem da equipe de governo.

Abaixo, dois dos artigos de Jhonatan Almada. Um revela o engodo do "Viva Infra-estrutura" e outro questiona o conceito de cidadania do "Viva Cidadão". Abaixo:

47,46% de verdade sobre a infra-estrutura

“Viva Infra-estrutura alcança 47,46% de recuperação das MAs” (Jornal Estado do Maranhão-EMA, 8/11/09, p. 6, Caderno Cidades)

(...) Quando vi essa notícia hoje, achei que já tinha não só lido como participado do processo de planejamento dessas obras, há dois anos e três meses, no Governo Jackson Lago.
Como minha memória ainda funciona bem, abri o documento “Agenda 2010 – Maranhão Democrático e Solidário”, lançado publicamente pela Secretaria de Planejamento do Governo Jackson Lago, em março de 2009, acessível na internet, basta pesquisar no Google. (...) Qual a diferença entre uma lista e outra? (leia o artigo completo aqui)



No Maranhão a cidada nia ainda é de papel

Apesar de todas essas análises, em 8 de novembro de 2009, o principal programa anunciado pelo Governo Roseana Sarney

Reproduzo a matéria: “A população terá acesso a diversos serviços, tais como emissão de Carteira de Identidade, antecedentes criminais, Carteira de Trabalho, alistamento militar, CPF, telecentros (espaço para acesso à internet e impressão de documentos de pesquisa) e a atendimentos que serão prestados no local pela Secretaria de Estado da Fazenda, pelo Detran, Sebrae, Banco do Brasil e Banco Popular” (jornal O Estado do Maranhão, Caderno Cidades, Geral, p. 7, 8/11/09).

Mais estranho ainda é o trecho final da matéria “A expansão do Viva Cidadão integra as ações do Programa de Valorização do Servidor Público Estadual, lançado em julho pela governadora Roseana Sarney”.

Primeira das conclusões possíveis é que no Maranhão apenas quem é servidor público é cidadão; segunda, cidadania no Maranhão significa tirar documentos (pagando taxas salgadas para uma população com baixa renda) e acessar serviços públicos fundamentais como Detran (a maioria não possui veículo quanto mais carteira de motorista), Banco do Brasil (como se não existissem Agências), Banco Postal (como se não existissem os Correios) e Secretaria da Fazenda (como se houvesse economia local para arrecadar impostos); terceira, a discussão sobre cidadania que será debutante ano que vem é "desconhecida" pelo governo de Roseana Sarney. (leia mais aqui)

Nenhum comentário: