quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bancários em greve: Nesta quinta(07), categoria protesta em passeata com concentração na João Lisboa, às 15h30, em São Luís

Por MariluceFerro

Apesar da lucratividade bilionária, banqueiros e Governo negaram todas as reivindicações dos trabalhadores em mais de um mês de negociação e agora silenciam. O descaso dos patrões levou a categoria pra greve como única alternativa para pressionar por negociação e novas propostas da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e do Governo Federal (responsável pelos bancos públicos). Para forçar uma nova rodada, a categoria sai em passeata nesta quinta(07), a partir das 15h30, com concentração na praça João Lisboa, em São Luís.

A paralisação no Maranhão é de 82% das agências do BB, 40% das agências do BASA, 35% das agências do BNB. A Caixa está parada em todo Estado, com exceção da agência da praça João Lisboa, em São Luís. Quanto aos bancos privados, a greve é de 100% nas agências do Itaú Unibanco, HSBC e Santander/Real em São Luís.

Andamento
No dia 11 de agosto, a pauta de reivindicações foi entregue à Fenaban. Em cinco rodadas de negociações (de 24/08 a 22/09), os bancos rejeitaram TODAS as reivindicações da categoria sobre salário, emprego, saúde, condições de trabalho e segurança. O índice oferecido, de apenas 4.29%,  foi considerado vergonhoso pelos bancários de todo país, pois não repõe a inflação acumulada de 01/09/09 a 31/08/10, medida pelo DIEESE que ficou em 5.15%; muito menos considera as perdas salariais dos bancários, acumuladas desde 1994, que ultrapassam 23% nos bancos particulares e 80% nos públicos.

O lucro dos bancos no primeiro semestre/2010 cresceu, em média, 32% em relação ao ano passado. Isto equivale dizer que, a cada três anos uma instituição financeira tem capital para comprar outra do mesmo porte.
 
Paralisação quer beneficiar a população!
Os prejuízos com a falta de atendimento à população são parte da luta dos trabalhadores para trazer benefícios aos clientes e usuários. Na pauta de reivindicação dos grevistas, mais contratação de bancários para atender melhor a população, o respeito à lei das filas e o fim das altas taxas e tarifas que engordam, e muito, o lucro dos bancos. Essa realidade que prejudica os bancários, clientes e usuários põe em xeque a tão propagada responsabilidade social dos bancos. O descaso com as agências fechadas e as longas filas, por exemplo, são prova disso.
Se a categoria não parar para protestar contra esse desrespeito, banqueiros/Governo continuarão ignorando as péssimas condições de trabalho dos bancários e de atendimento aos clientes e usuários.

Um comentário:

Anônimo disse...

Recebi hoje pela madrugada uma mensagem no meu celular proveniente de número desconhecido, em que a autora apenas se diz pertencente algo grupo do ex-prefeito Valdivino Cabral, e que participou de uma reunião a "portas fechadas" trantando da eleição.
Transcreverei a mensagem, do mesmo modo que chegou ao meu celular, com isso ressalto que certos adjetivos dados a certas pessoas não condizem com o meu pensar.
Eis a mensagem:

"Eu sou do grupo do doutor Cabral e participei de uma reunião que fiquei enojada. A bruxa da Vianey falou que a preocupação dela era só com os votos dela, pois:
- Primeiro: porque o dinheiro que ela estava usando era dela e do marido dela;
- Segundo: que o deputado Ribamar Alves estava bem e queria casar votos com ele também e na última hora comparava uns votinhos para o pesado do Zequinha Sarney;
- Terceiro: o ex-governador Jackson Lago tinha sido melhor para eles do que 'Os Sarneys' e por isso tinham lançado o vereador do PDT, Orlando Mendes, candidato a deputado federal, para dar palanque para o Jackson no segundo turno e que nesse momento so votaria na governadora por muito dinheiro; e
- Quarto: do jeito que a coisa estava indo, 'o velho e ela doentes batem as botas' e lá vão os chatos do PT mandar na gente.
E foi assim que o deputado Ribamar deu a maioria para o Flávio Dino e o doutor Cabral, que é o verdadeiro aliado da familia Sarney, homem sério, integro e honesto tem que suportar esse povo ditador e oportunista mandando desmandando e esquecendo quem botou essa corja que tá quebrando a prefeitura de Santa Inês."

E ao me informar pelas ruas de Santa Inês pude comprovar, que essa história tem eco, pois muitos aliados do ex-prefeito Valdivino Cabral confirmam a tal reunião, que definiu as estratégias finais de campanha da candidata Vianey Bringel.