terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ê-Maranhão - número 12


Boletim Eletrônico do Projeto “Nós de Rede”. Nº 12 - 11/OUT/2010


VIAS DE FATO
Um problema ocorrido recentemente na Europa, neste começo de outubro, deve ser motivo de alerta para toda a população de São Luís e para nossas autoridades públicas municipais, estaduais e federais. Na Hungria, num vilarejo chamado Kolontar, houve um vazamento da chamada “lama vermelha”, o mesmo resíduo tóxico que há 15 anos é enterrado no subsolo de São Luís pela ALUMAR/ALCOA, sem qualquer fiscalização confiável. (leia mais)
ECOS DAS LUTAS
Como vem insistindo Ecos das Lutas, há algo de podre, muito podre no reino da Dinamarca (das eleições maranhense de 2010)!  Diversos crimes são evidentes da fraude eleitoral: (1) cartões flashes de carga de memória das urnas eletrônicas com numeração duplicada, (2) em número superior ao registrado em ata de geração de mídia (237 a mais que as já existentes 694 cargas suficientes para cobrir 100% das 14.243 seções eleitorais em todo o estado!!) e (3) sem destino especificado; (4) registro nos logs de algumas urnas estudadas apontam que 18.716 votos foram computados após às 17h20min, com tempo entre os votos abaixo de um minuto e a candidata Roseana Sarney obtendo índice superior a 55% dos votos; (5) também as seguras urnas biométricas, nos municípios de Raposa e Paço do Lumiar, foram fraudadas (...) NÃO DÁ PRA CALAR! A ELEIÇÃO FOI USURPADA. E o caminho é a ANULAÇÃO GERAL JÁ!!!. (leia mais)
CONEXÃO BRASÍLIA-MARANHÃO
Uma frase no final do filme e o título de uma música que acompanha os créditos apontam o principal alvo problematizado pelo filme Tropa de Elite 2: o sistema é foda! (...) Como não sou e nem pretendo ser imparcial, acredito que o filme de José Padilha (com roteiro dele e de Bráulio Mantovani e argumento dos dois e de Rodrigo Pimentel) é um sutil manifesto a favor da visão de mundo que leva em conta a perspectiva dos direitos humanos, inclusive e sobretudo na problemática da segurança pública. Tropa de Elite 2 é um tiro de 12 nas feridas do sistema (leia mais)
BLOG DO CARLOS LEEN
O atual Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. José Augusto Oliveira stá literalmente vivendo o que se pode chamar de um “inferno astral”. Tudo por conta de não saber se ele poderá ou não disputar as novas eleições para reitor da UEMA. Enquanto ele articula uma tríplice candidatura em seu grupo (para que a governadora Roseana Sarney fique sem alternativa ao ter que escolher dentre os três mais votados), nos corredores conta-se que Waldir Maranhão e Anselmo Raposo já investem pesado na campanha do obscuro Henrique Mariano (leia mais)
ARTIGO – JOÃO DE DEUS
Muita calma nesta hora. Não deixemos o desgosto falar mais alto ou que obscureça nossa visão. Até porque o resultado político destas eleições no Maranhão não é exatamente uma catástrofe. E no Brasil muito menos, como quer fazer crer a imprensa empresarial. (leia mais)
TWITTER.COM
@xicogoncalves: Senhores vereadores, senhor prefeito, um presente para os meninos e as meninas de São Luís: PASSE LIVRE SEM HUMILHAÇÃO! Passe livre? Em São Luís, só ajoelhando. Até quando?
@blogdosakamoto: Atendendo a pedidos - escravos que o governo federal libertou: 1995-2002 (FHC): 5.893; e entre 2003-julho/2010 (Lula): 33.806
@cartamaior: Será que, enfim, a imprensa tupiniquin vai ficar nua http://tinyurl.com/2uyrrfb

Nenhum comentário: