sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eternos Pincéis: Tarsila do Amaral e A Negra e o Antropofagia



Continua a série "Eternos Pincéis", com Tarsila do Amaral, uma das maiores artistas do modernismo brasileiro, embora não tenha participado da Semana de 22 - à época se encontra na Europa em estudos.
A tela acima, "A Negra", foi pintada por Tarsila em Paris, quando estudava com Fernand Léger. "A Negra" revela elementos cubistas no fundo da tela e considera antecessora do quadro "Antropofagia" (tela abaixo), formando uma trilogia com o "Abaporu" que expressa bem o modernismo de Tarsila (ainda que haja várias outras importantes telas dessa sua fase).
 Essa negra de seios grandes fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.

Já na tela "Antropofagia" tem-se a junção do "Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila, produzido em 1929.  "Abaporu" é de 1928 e "A Negra" de 1923.

BIOGRAFIA TARSILA
Tarsila do Amaral faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973. Sua formação adveio de estudos em São Paulo, Barcelona, Paris, onde se integrou aos círculos de artistas e intelectuias europeus. No Brasil, fez parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. 

Leia mais sobre Tarsila do Amaral em seu saite oficial aqui.



Nenhum comentário: