sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ê-Maranhão - número 14


Boletim Eletrônico do Projeto “Nós de Rede”.
Nº 14 - 21/OUT/2010





ECOS DAS LUTAS
Em seu saite "Conversa Afiada", Paulo Henrique Amorim publica artigo de Osvaldo Maneschy sobre a auditoria nas urnas do primeiro turno no Maranhão. Maneschy, que foi um dos que ao lado de Brizola desmontou a fraude eleitoral armada por Rede Globo/Roberto Marinho para impedir a eleição do pedetista ao Governo do Rio em 1982, esteve em São Luís a convite do PDT para acompanhar a auditoria. Ele é taxativo: "Neste primeiro turno, três estados me chamaram a atenção: Paraná, São Paulo e Maranhão. Tiveram jeito de coisa encomendada.". (leia mais)

RICO CHORO
Quando conheci o Robertinho ele ainda era um menino, ainda muito pequeno. (...) Atualmente, vendo e ouvindo Robertinho tocar, com seu estilo modernizante, inventivo, contemporâneo, penso que, assim, mais ajudei do que atrapalhei, já que ele continuou, livre de (im)possíveis direcionamentos, estudando cavaquinho e bandolim com a clareza de quem sabia, desde menino, o que queria. Taí um dos resultados de sua dedicação. (leia mais)

BLOG da mandioca
Agricultores e empreendedores familiares rurais do Maranhão que vendem seus gêneros alimentícios para as escolas das redes municipal e estadual de ensino estão isentos de pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A medida é parte do Convênio nº 143 assinado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária do Ministério da Fazenda (Confaz/MF). (leia mais)

VIAS DE FATO
Em defesa da vida, da dignidade humana, repudiamos o crime de escravidão cometido pelo juiz de direito do estado do Maranhão Marcelo Testa Baldochi. (leia em Vias de Fato a nota das entidades maranhenses)

ARTIGO – LUIZ NOLETO
No filme “A montanha dos sete abutres” (Ace in the Hole, 1951) um repórter decadente presencia um acidente no Novo México. Um homem fica preso em uma antiga mina abandonada, dentro de uma montanha. O repórter percebe a oportunidade e transforma a operação de resgate em um espetáculo nacional. E, para manter a legião de curiosos e jornalistas no meio do deserto, chega a alterar a operação de salvamento, escolhendo o caminho mais demorado e arriscado. A comparação com o espetáculo na mina San Jose, no deserto do Atacama é mais do que óbvia.. (leia mais)
TWITTER.COM
@marciosantos02: De 12 a 21 de novembro o complexo Maria Aragão se tornará a morada da leitura. 4° FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUIS
@agenciaadital: O esvaziamento dos partidos políticos. Entrevista com Pedro Ribeiro de Oliveira-http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=51580
@marcosfranco: Madeira diz que se Dilma for eleita o Maranhão passa de fazenda a curral: http://wp.me/poIGL-85

Nenhum comentário: