sexta-feira, 1 de outubro de 2010

NEM NO VOTO, NEM NA MARRA: decisão do TSE pró-Jackson sepulta trama da oligarquia




Com a vitória de 4 a 3 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em favor do não-enquadramento de Jackson Lago (PDT) na lei da Ficha Limpa, a oligarquia viu o seu terreno de disputa mais favorável - o judiciário - implodir.


Foi no golpe judiciário que Sarney interrompeu o mandato popular do pedetista; sonhava pelo mesmo viés arrancar a vitória das oposições agora em 2010. O sistema Sarney de comunicação até chegou a cantar a pedra, em cinco cenários do tipo "Roseana ganha no voto ou na marra":

"1º CENÁRIO – ROSEANA VENCE A ELEIÇÃO NO PRIMEIRO TURNO

Neste caso, a eleição estará decidida, nada mais havendo a fazer (...).
2º CENÁRIO – ROSEANA VAI PARA O SEGUNDO TURNO COM JACKSON LAGONeste caso, o segundo turno só acontecerá se Jackson for absolvido pela Justiça Eleitoral ou – no caso de recurso extremo – pelo Supremo Tribunal Federal.  Se, em meio à campanha do segundo turno, o registro do pedetista for cassado, o segundo turno será cancelado e Roseana declarada eleita no primeiro turno.
3º CENÁRIO – ROSEANA NO SEGUNDO TURNO COM FLÁVIO DINOVale a mesma regra da disputa entre Roseana e Jackson: a eleição só terá continuidade no caso de absolvição de Jackson. Caso isso não ocorra, a eleição também será encerrada e Roseana declarada eleita. Isso ocorrerá porque, cassado, Jackson tem os votos anulados e o restante dos votos são recalculados, o que levará Roseana a superar os 50% dos votos válidos, garantindo a eleição.
4º CENÁRIO – ROSEANA PERDE NO SEGUNDO TURNO PARA QUALQUER ADVERSÁRIONeste caso, se se mantiver a indefinição em torno da candidatura de Jackson Lago e o caso for julgado somente após o segundo turno, este será anulado se for confirmada a cassação do seu registro. Não há previsão jurídica para este caso, mas é provável que se mantenha o resultado do primeiro turno ou sejam convocadas novas eleições.
5º CENÁRIO – JACKSON DESISTE DE DISPUTAR O PLEITOEle só pode fazer isso até sábado. Se apenas desisitir, sem indicar ninguém e declarar apoio a Flávio Dino, terá que torcer para que a totalidade dos seus eleitores passem para o comunista. Caso contrário, há a possibilidade de Roseana vencer em primeiro turno. Se, por outro lado, Jackson indicar um substituto, os votos serão válidos e, tanto este substituto quanto Flávio Dino, terão condições de disputar um eventual segundo turno" (Blog do Marco Aurélio D´Eça, 30/09/2010).
Veio o cenário que a oligarquia menos considerava: Jackson Lago ficha limpa - votos do PDT válidos em qualquer situação - segundo turno garantido, para desespero dos Sarneys - vitória das oposições unificadas, seja com Flávio Dino, seja com Jackson Lago. 
Assim, a decisão do TSE pró-Jackson reforça a vitória das oposições no segundo turno em qualquer cenário: nas ruas, nas urnas e nos tribunais. Uma vez mais, quem viver, verá!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que tal se Jakson renuciar e parssar seus votos pro eleitores de Flávio Dino.aí nós maranhenses iria da um fora bem grande na RÔOOOOOOOOOOO.