sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Eternos Pincéis: Tarsila do Amaral e o Abaporu




Toda sexta-feira no Ecos das Lutas, teremos a série "Eternos Pincéis". O objetivo da nova série é conhecer a produção artística de grandes pintores(as) brasileiros e do mundo: suas obras, como foram produzidas, em que fase. Informação rápida e útil para ampliar nossa cultural geral.


Começamos com a maior de todas as artistas plásticas do País, Tarsila do Amaral, e o seu mais famoso quadro, o ABAPORU - "o homem que come", em tupi-guarani.

Foi um presente de Tarsila ao então seu marido, Oswald de Andrade. Foi a partir dele que o poeta escreve o Manifesto Antropófago e nasceu o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Esse Movimento foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro.

O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

BIOGRAFIA TARSILA
Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência. 

Leia mais sobre Tarsila do Amaral em seu saite oficial aqui.

Nenhum comentário: