segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Espaço Maranhão no Fórum Social Mundial

O Comitê Maranhense pela Democracia e organizações como o Movimento Sem Terra (MST), Vale Protestar, Folha do Mangue, Associação José Martí e movimentos culturais maranhenses organizam o Espaço Balaiada - Maranhão durante o Fórum Social Mundial, que acontece de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, em Belém (PA).

"O Espaço Balaiada será o ponto de encontro de diversos cidadãos e movimentos maranhenses no Fórum Social. Lá, realizaremos debates, shows, performances artísticas e um ato em Defesa da Democracia no Maranhão", explica Elias Araújo, da coordenação do MST.

Logo no início do Fórum Social, com a caminhada que deve reunir os quase 147 mil participantes, o Espaço Balaiada organizará a passeata dos maranhenses, onde bandeiras do estado, faixas e painéis demarcarão o espaço do Maranhão na caminhada de abertura. A concentração para a caminhada será na escadinha Cais do Porto, a partir das 15h desta terça-feira (27/01). Após a caminhada, Malabares, Tambor de Crioula e show "Os Balaios" encerram a primeira noite do Espaço Balaiada no Fórum Social.

Maranhão no FSM
Esta nona edição do Fórum Social será, devido à proximidade geográfica de Belém, a que mais maranhenses participarão. Dezenas de ônibus estão saindo do Estado desde domingo. São estudantes, professores e militantes sociais de diversas áreas, como movimentos de luta por moradia, trabalhadores rurais sem terrra, juventudes, sindicatos, movimentos de luta por mídia livre, contra o trabalho escravo, pela economia solidária, segurança alimentar, organizações não-governamentais e de partidos políticos.

Um ato em Defesa da Democracia no Maranhão acontecerá na quinta-feira (30/01), com a presença de intelectuais e lideranças do movimento social brasileiro e partidárias do País. Toda noite shows encerram a programa do Espaço Balaiada, com César Teixeira, Rosa Reis, Cacuriá de Dona Teté, dentre outros.

O mundo em Belém
O Fórum terá a participação de mais de 4.000 organizações de 150 países. Mais de 2.000 jornalistas farão a cobertura para o mundo todo. Os presidentes do Brasil (Lula da Silva), Bolívia (Evo Morales), Equador (Rafael Correa), Paraguai (Fernado Lugo) e Venezuela (Hugo Chaves) participarão do encontro. Os governadores do Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), Jacques Wagner (Bahia), Marcelo Miranda (Tocantins), Ana Júlia (Pará) e Jackson Lago (Maranhão) também estarão presentes.

Programação dos Balaios
terça-feira (27) - abertura do Espaço Balaiada às 10h (atrás do auditório central da UFRA); Caminhada de Abertura, a partir das 15 horas (concentração na escadinha do Cais do Porto); show "Os Balaios", a partir das 22 horas.

quarta-feira (28) - mesa redonda sobre "A comunicação como instrumento de poder", a partir das 15h, charge teatral do Vale Protestar, às 17h e show com Rosa Reis às 21h;

quinta-feira (29) - mesa redonda sobre "A formação oligárquica do Maranhão: do Vitorinismo ao Sarneismo", a partir das 15h, Malabares, às 19h e show com Cacuriá de Dona Teté às 20h;

sexta-feira (30) - Ato em Defesa da Democracia no Maranhão, a partir das 18h, e show com César Teixeira, a partir das 19h;

sábado (31) - mesa redonda sobre "A cultura como instrumento de dominação", a partir das 15h, lançamento do livro "Sítio Ecológico", de Moisés Matias, às 17h, espetáculo "Um sonho de leitura", às 19h, e show com os Balaios, às 20h.

Fonte: Comitê de Defesa da Democracia no Maranhão

Nenhum comentário: