quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pará: território social do mundo


David Stang no Fórum Social Mundial


Caros e caras internautas do Ecos,

Tem sido difícil parar para postar, como prometi, as informações sobre o Fórum Social Mundial (FSM). Estou aqui em Belém (PA) - com recursos próprios, curtindo as minhas merecidas férias do jeito que mais gosto: ao lado das lutas porque acredito que um Outro Mundo é Possível.

É a nona edição do Fórum Social, das quais participei de todas realizadas no Brasil, desde 2001. Mas num espaço com tantas pessoas, tantas atividades, tantos informes a captar, falta-me tempo para sentar e teclar os textos ao blogue.

Assim, aos amigos que quiserem conhecer o que tem sido o FSM para os maranhenses, recomendo acessar o blogue do Ricardo Santos: ricardosantoscontraponto.blogspot.com.

Estamos juntos aqui, mas ele tá conseguindo escrever entre uma palestra e outra. Enquanto eu corro atrás de sonoras/entrevistas para o Programa Rádio Ciência, juntamente com Emerson Marinho e Marina Veiga, que edito na Rádio Universidade FM.

Só pra não dizer que não falei de nada aqui de Belém, registro: estamos no maior Fórum Social já realizado até agora: mais de 5.000 atividades; gente de mais de 150 países; 90 mil inscritos; 147 mil pessoas participando; mais de 2.500 jornalistas cobrindo para centenas de veículos de comunicação (rádio, blogues, TV´s, jornais, FM´s comunitárias, etc). Do Maranhão, calculo mais de 3.000 pessoas. Para não fazer referências apenas ao pessoal da capital (de onde vi 20 ônibus saindo), há caravanas de Imperatriz (02 ônibus de estudantes de Serviço Social da Unisulma, do movimento contra o trabalho escravo), Baixo Parnaíba, Timon, Viana, da Baixada Maranhense, Balsas, etc.


É isso. Abraços. Abaixo, uma foto onde Ricardo Santos e eu entrevistamos uma das mais simbólicas personalidades deste FSM: David Stang, irmão de Irmã Dorothy - assassinada pelo latifúndio aqui no Pará. Conosco, Irmã Anny e Silvio Bembem. A foto é de Marcio Jardim.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aproveite por mim que não consegui sair de São Luís.

Anônimo disse...

Muito bom esse Forum, essa imagem ficou otima, a pose do Bembem tá demais. rsr

Franklin disse...

Caro Anselmo, aproveitamos, e muito!!

Ricardo, experiência fantástica mesmo, não é?