sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Lençóis perdem para Noronha...

Aos poucos o Ecos das Lutas vai crescendo. Seu objetivo é ser uma criação coletiva. A partir de hoje, junta-se à Deila Maia (nossa colaboradora com o Projeto Poesia de Quinta) o ex-deputado constituinte Haroldo Saboia. Seus artigos, publicados no Jornal Pequeno, também passam a compor o Ecos das Lutas, às sextas-feiras.

Neste, Saboia indigna-se com a saída dos Lençóis Maranhenses da corrida por se tornar uma das sete maravilhas naturais do mundo. Realmente, é uma pena...







ABRAÇAR OS LENÇÓIS MARANHENSES
Por Haroldo Saboia


Tomei conhecimento pelo JP TURISMO, de sexta feira 9,que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses perdeu para Fernando de Noronha a disputa para representar o Brasil na segunda fase,do processo de escolha das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Com a exclusão dos Lençóis Maranhenses perde o Maranhão e o Brasil. Explico: o turismo em Fernando Noronha estará sempre limitado pela reduzidíssima dimensão do seu território.

No meu entender perdemos, basicamente, por três razões: pela falta de apoio do governo federal, pela completa omissão do Sistema Mirante-Globo e, finalmente, mas não menos importante, pela clara e manifesta incompetência da Secretaria de Estado de Turismo.

A republicação deste artigo (de 12 de novembro de 2007) é uma forma de manifestar minha indignação e revolta por tanto descaso pelo nosso Maranhão.

"O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi eleito, em dois de agosto, vencendo o Arquipélago de Fernando de Noronha e a Floresta Amazônica, a mais bela maravilha natural do Brasil, por mais de quatro mil internautas, em pesquisa coordenada pela Revista Época. É o único concorrente brasileiro a uma vaga entre as Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Cumpre registrar o papel do Deputado Roberto Rocha nesse processo. Foi ele quem, na primeira fase da escolha, tomou a iniciativa da mobilização em defesa do Parque, além de, em seguida, propor a criação da Frente Parlamentar Pró-Lençóis, na Câmara Federal.

Agora, a luta não é apenas dos maranhenses. É do Brasil. A votação se estenderá até o dia 8 de julho de 2008 pelos endereços eletrônicos: http://www.natural7wonders.com/; http://www.votelencois.com/; http://www.votelencois.com.br/.

Muitos passos já foram dados. O Comitê Pró-Lençóis foi instalado, em setembro, pelo Governador Jackson Lago, em solenidade no Palácio dos Leões. O tema foi tratado pelo governador maranhense em reunião com a Ministra do Turismo, Marta Suplicy, que reafirmou o compromisso do Governo Federal em concluir a BR-402 ligando Barreirinhas à Parnaíba, estrada fundamental para o sucesso do Consórcio Interestadual de Turismo (Maranhão, Ceará e Piauí).

O governo estadual tem distribuído materiais de divulgação da Campanha em feiras, congressos e em outros eventos nacionais, disponibilizando pontos de votação pelos Lençóis. Em breve, estes equipamentos estarão em aeroportos e terminais rodoviários do País.

Todos esses esforços são louváveis. Todavia, entendo que a luta pela eleição do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo exige o firme e decidido engajamento do Governo Federal.

Para a escolha do Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno não foi diferente. Com o slogan "Vote no Cristo. Ele é uma maravilha", a campanha iniciada pelo governo carioca logo tomou uma dimensão nacional. Em maio, o Corcovado foi visitado, em datas diferentes, pelos governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas.

Em junho, o Presidente Lula foi ao Cristo Redentor acompanhado de seis ministros. Ao final da solenidade, Lula tirou o paletó e vestiu a camiseta da campanha. O governo federal levou a campanha do Cristo Redentor também ao exterior. Além de divulgar a imagem do nosso país no resto do mundo, perseguia objetivos concretos: a geração de emprego e renda. A presença do Rio entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno viabiliza a criação de mais de 82 mil novos empregos e o aporte de quase 100 milhões de dólares anuais na economia carioca, estimam as autoridades.

Não temos tempo a perder. Precisamos de um planejamento sério, muito trabalho e senso de oportunidade. Nos próximos dias virá a São Luis o ministro Gilberto Gil; por que não levá-lo aos Lençóis para gravar uma mensagem pela Campanha?

Preparar, quem sabe, para o inicio de 2008 (janeiro ou fevereiro) o lançamento oficial da Campanha, em pleno Lençóis Maranhenses, pelo governador Jackson Lago, com a Ministra do Turismo, Secretários de Turismo dos Estados e das Capitais, e lideranças dos municípios maranhenses.

A exemplo do que fez no Rio de Janeiro, o Presidente Lula tem que vir ao Parque dos Lençóis e vestir a camiseta da Campanha para elegê-lo uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Por que não promover, de janeiro a junho, um calendário de atividades com abraços simbólicos aos Lençóis? Na Lagoa das Gaivotas, na Queimada dos Britos, em Santo Amaro; na Lagoa Azul e na Lagoa Bonita, em Barreirinhas.

Por que não convidar os atores e membros das equipes de O Clone, Da Cor do Pecado, Casas de Areia, e tantas personalidades - jornalistas, escritores, compositores, artistas plásticos - que já conheceram os encantos dos Lençóis para a Campanha? Temos que vencer o bloqueio imposto pela mídia miranteana, dos derrotados de 2006, sempre jogando contra o progresso do Maranhão.

Importante a participação dos artistas, intelectuais e atletas maranhenses, tanto os que vivem aqui, quanto aqueles que residem em outros Estados ou fora do Brasil. Interceder junto ao Ministério das Relações Exteriores para que divulgue a Campanha Vote Lençóis em nossas Embaixadas e Consulados, pois há cerca de um milhão e meio de brasileiros no Exterior.
Fico a imaginar, espalhado por toda a parte, um imenso cartaz com o Cristo Redentor, não com a vista da Baía da Guanabara, mas com seus braços abertos sobre os Lençóis Maranhenses, como a abençoar suas milhares de lagoas, ora azuis ora verdes, que se aconchegam por entre suas leves e sinuosas dunas."

Haroldo Saboia, 58 anos, economista, advogado, Constituinte de 1988. E-mail: haroldosaboia@hotmail.com

Nenhum comentário: