terça-feira, 25 de junho de 2013

Acorda, São Luís!! Polícia de Roseana ataca violentamente estudantes: confira vídeos




Vídeo mostra que PM jogou bomba dentro do Terminal da Integração da Cohama, com crianças dentro... que nada tinham a ver com a manifestação... Situação só não foi pior porque PM´s arremeçaram a bomba de gás contra o vento, o que fez o gás voltar contra eles, que tiveram que sair...

"Olha seu Prefeito, o que a polícia da governadora tá fazendo aí dentro do seu terminal!!", comenta um cidadão.



Acima, PM arrasta violentamente um estudante, provavelmente o acadêmico de Direito Peres Paz, da UNDB, conduzido à delegacia do Cohatrac. Acusação: atentado à cidadania (???)







Abaixo, fotos e mais um vídeo registrando a desproporção do uso da força pela polícia, bombas, helicóptero...


protesto cohama


protesto cohafuma













"Cadê a Mirante agora, pra filma???", perguntam os meninos e meninas após o ato de repressão da PM, que soltou gás lacrimogênio nos participantes, que começaram a passar mal...



Delegado não respeitou nem o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, o advogado Rafael Silva, que foi à delegacia do Cohatrac, em assistência ao estudante da UNDB preso pela PM. Veja abaixo:


 



Abaixo, o relato de um dos manifestantes, no facebook:


"Boa Noite, Este é um relato meu sobre os protestos acontecidos hoje (24/06) na cidade de São Luís. 


Meu nome é Frederico Ribeiro, tenho 18 anos e sou estudante da UFMA. 

Cheguei aos arredores no Shopping Tropical bem cedo, por volta das 16Hrs, o comércio já estava todo fechado, produtos foram tirados das prateleiras, funcionários sendo mandado para casa mais cedo, e todos só falavam em uma coisa, vai ter protesto, vamos pra casa. 

No horário programado a marcha saiu, tímida, calada, apenas dois auto falantes e um "blindado da cerveja", indo em direção a Assembléia (a casa do povo?), um prédio vazio e cercado por cães fardados. confesso que desanimei, tudo corria para aquilo se tornar uma grande micareta. Eu e meus amigos identificamos alguns militantes do PMDB infiltrados no protesto, que mais pareciam peões tentando domar a manada e leva-las para onde eles quisessem. 

Ao chegarmos a assembléia passavam um filme na minha cabeça, uma repetição exata do que aconteceu no sábado, algumas poucas e cansadas palavras de ordem e policiais bocejando. Nunca poderia imaginar que a noite fosse terminar tão diferente do que eu esperava. 

[Detalhe, não vi nenhum ato de vandalismo durante toda a manifestação, essa sem dúvida foi a mais pacífica de todas pelo menos pelos manifestantes (não posso dizer o mesmo da PM-MA)] 

Qual era o motivo de se gritar palavras de ordem pra um prédio vazio, cães fardados, e uma multidão que ja sabia de tudo aquilo que estava acontecendo? alguma coisa estava muito errada, o povo estava domado, dentro do curral que era os desvios policiais. Mais pareciamos bezerros berrando dentro do curral. Eu e meus amigos tentavamos convencer algumas pessoas que deveriamos seguir até o retorno da cohama, simbolo da precariedade do sistema de tráfego na cidade. 

Lá parariamos a cidade literalmente, e mostrariamos pro urubu que o boi não tava morto. 

Houve um principio de confusão, acusamos os que falavam de partidários, p-m-
debistas. Conseguimos nos separar, quase que metade metade, mas um grupo que considero menor ficou na assembléia, eu segui para o retorno, logo no ínicio da passeata, a mirante tentou gravar e por pressão popular, desligaram as cameras. o povo não iria aceitar novas mentiras da manipulate mirante de Sarney. Enquanto seguiamos iamos ganhando o apoio popular dos que pela rusa estavam, de forma sempre pacifica, ocupamos o elevado e começamos a protestar. Deixavamos passar alguns carros e depois fechavamos novamente, nossa intenção não era atrapalhar o trânsito e sim ir conscientizando aqueles que por ali passavam. e ali ficamos , controlando o transito e manifestando por cerca de 1H, 1He 30m, foi quando os primeiros relatos da truculência policial chegou, haviam surrado sem pena os manifestantes que ficaram na assembléia, uma mulher que estava sentada na grama, havia levados sucedidas cassetadas de homens da cavalaria da PM. Alguns manifestantes chegavam de bicicleta agitados dando a notícia que a PM tava chegando com tudo, que ia dar porrada em todo mundo, e que havia muitos feridos na portas da assembléia, o protesto pacifico estava temeroso. Quando a PM chegou, entraram logo em formação, muitos subiram no elevado para filmar a ação da polícia de cima, Pois foi justo nesses que a polícia desseu o pau primeiro, foi feito uma emboscada esses que estavam em cima, muitos nao poderam mais filmas, apenas pegaram suas filmaoras e correram, havia PM dos dois lados e no meio deles, uma névoa sem fim de gás lacrimogênio. Nessa hora uma bomba explodiu proximo a mim, foi instântaneo, não conseguia abrir os olhos, e estava no meio da avenida buscando ajuda, enquanto carros aceleravam, pensei que fosse ser atropelado. (depois fiquei sabendo que um carro acelerou e atropelou dois). Corri pra dentro do terminal da cohama, lá a polícia não se conteve em jogar bombas e mais bombas de gás. Muita gente que tentava cvoltar pra casa foi machucada e teve que respirar o gás, uma bomba explodiu entre duas senhoras idosas que cairam e começaram a passar mal. O pior estava por vir, a tropa de choque entrou no terminal, eu corri pra fora pela outra entrada, e de lá eu vi cenas de barbarie terriveis, um policial arrastava uma manifestante pelos cabelos sem nenhuma cerimonia. . Um pobre trabalhador do terminal foi pego e o policial lhe aplicava uma gravata com força, , foi preso tmb, sem motivo.(...)"

Nenhum comentário: