quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

GREVE PELA MORADIA (II): estudantes de Serviço Social também decidem paralisar atividades










NOTA DOS DISCENTES DE SERVIÇO SOCIAL SOBRE A PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO.

Os estudantes de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reunidos em Assembleia Estudantil extraordinária na tarde de hoje, 03 de dezembro de 2013, deliberaram pela paralisação das atividades do curso como forma de declarar sua indignação frente ao descaso da administração superior desta Instituição de ensino por uma assistência estudantil de qualidade.

O curso de Serviço Social possui um histórico de lutas junto aos movimentos sociais e aos diversos segmentos populares, na defesa pela garantia de direitos. Defendemos a autonomia e democracia para que seja garantida uma educação superior pública, gratuita e de qualidade. A partir do momento em que precisa-se partir para a alternativa de fazer-se greve de fome, colocando em risco a vida de uma pessoa para que um direito seja efetivado, alguma coisa está realmente errada e devemos refletir sobre e agir.

Manifestamos o total apoio ao movimento, de modo especial, aos companheiros Josemiro que está em greve de fome há 8 dias, Daniel em greve de fome a 4 dias, a Rômulo que iniciou a greve de fome nesta terça e aos demais moradores das residências estudantis que vivenciam os resultados de uma assistência estudantil ineficiente, precária e focalista que não abrange as reais demandas num contexto em que se ampliam as vagas de acesso à Universidade, mas não se amplia a infraestrutura, não só no âmbito de construir prédios e mais prédios, mas que garanta o ingresso e permanência dos estudantes que social e economicamente enfrentam dificuldades em se manter nesta instituição.

Nós não compactuamos com o tratamento dispensado pela administração superior da UFMA aos participantes do movimento pela moradia no campus, nos deparando com uma reitoria intransigente e disposta a não atender as reivindicações estudantis.

Desta forma, nos comprometemos em construir essa unidade de ação pela abertura da casa no Campus e responsabilizamos a gestão de Natalino Salgado pela assistência estudantil deficitária na Universidade que não garante a permanência dos/as estudantes vindos do interior do Maranhão e de outros estados na UFMA.

Deliberamos também construir diariamente as atividades propostas nas assembleias gerais do movimento, bem como construir nossas próprias atividades no espaço do acampamento com a participação dos/as aluno/as e apoio do Departamento de Serviço Social. Atividades construídas coletivamente e de cunho político e educativo, que reforcem nosso compromisso de luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade que atenda a todos/as. #SomosTodosJosemiroEDaniel#AmanhãVaiSerMaior


Professores apoiam decisão dos estudantes de Serviço Social





Nenhum comentário: